Maio 2021
19
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Maio 2021
19
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Ao contrário do que dizem, o povo apoia a reforma

Em pesquisa realizada pelo Datafolha, 91% dos entrevistados afirmaram que, como ocorre em empresas privadas, funcionários públicos deveriam ter seu trabalho avaliado constantemente e ser recompensados de acordo com o desempenho. Além disso, os mesmos 91% destacam que os servidores públicos precisam de apoio para se desenvolverem como profissionais e realizarem melhor seu trabalho. O levantamento foi realizado entre de 8 e 14 de maio de 2019, com 2.086 pessoas em todo território nacional e em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Por outro lado, 88% acreditam que é preciso demitir aqueles que não desempenham um bom trabalho, mais especificamente, os funcionários com mau desempenho. Além disso, 58% confirmam que o funcionalismo deveria usufruir de estabilidade em suas funções. Em suma, esses pontos vão de acordo com o que pretende ser regularizado com a reforma, indicando seu cunho popular e de acordo com o pensamento da maioria dos brasileiros.

Medidas que não precisam de PEC

Quando se fala sobre a demissão por más performances e avaliações de desempenho, não há a necessidade de Propostas de Emenda Constitucional para validá-las. Isso porque a própria Constituição já prevê legalmente que tais ações sejam tomadas. O problema é que não existe regulamento oficial sobre esses temas. Nesse sentido, o governo pretende criar regras que definam esses critérios, após a aprovação da reforma. Em suma, apoio popular já existe, o que falta agora é vontade política.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas