Jun 2021
7
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Jun 2021
7
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

O que esse resultado significa?

O ICE agrega os dados das sondagens da Indústria de Transformação, Serviços, Comércio e Construção. Os segmentos acompanhados pelas pesquisas representam mais de 50% da economia nacional, tornando esses dados significativos para a análise de conjuntura no Brasil. Nesse sentido, o indicador é essencial para entender como os empresários e produtores enxergam o cenário atual. Em suma, se o resultado estiver em crescimento, há maior otimismo e tendência de investimentos para geração de emprego e renda. O contrário também é válido.

O diretor de corporate da Apex Partners, Gustavo Vieira, especializado no atendimento a pessoas jurídicas do chamado middle market (organizações de médio porte), afirma que as empresas em geral estão realizando investimentos, consolidando esses movimentos.

“Em linhas gerais, as empresas da indústria, do segmento logístico e do agronegócio continuam investindo. A exceção que vemos é o comércio varejista, que ainda sofre com algumas restrições de distanciamento e de incertezas em decorrência da Covid-19”, afirma.

No Espírito Santo, ele também destacou o papel da inclusão de novas cidades do estado na área de abrangência da Sudene, que prevê incentivos fiscais federais para a implantação de novos investimentos, além de acesso a diversas linhas de financiamento junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB). “Isso dará possibilidades de novos investimentos no estado por parte de diversas empresas abarcadas por esses benefícios. Em suma, com a retomada da confiança do empresariado e a melhoria no cenário pandêmico, há maior espaço para movimentações estratégicas”, ressalta.

Assim, com a alta da confiança empresarial, a retomada econômica deve ser reforçada pelo setor produtivo. Essa elevação indica a tendência de recuperação esboçada no mês anterior. Por outro lado, a confiança do consumidor também avançou em 3,7 pontos em maio, atingindo o patamar de 76,2 pontos, mas continua em nível baixo em termos históricos. Isso pode ser explicado pelo fato de que grande parte da população ainda depende da nova rodada do auxílio emergencial, além de amargar com o alto desemprego e perda de renda em decorrência da sequência de crises.

Ainda, o nível de incerteza da economia brasileira, representados pelo Indicador Incerteza-Brasil, recuou, refletindo a melhora nos números da pandemia e o avanço da vacinação. Contudo, ele ainda se mantém acima da média de 114 pontos entre os anos de 2015 e 2019, que já era historicamente elevada, atingindo 119,9 pontos. O pico histórico ocorreu na primeira onda da pandemia no país, em maio de 2020, ultrapassando os 210 pontos.

O que esperar dos próximos meses?

Os resultados representam, em grande parte, a importância do controle da disseminação do coronavírus e de suas variantes, além do avanço na aplicação de imunizantes. Com a variante indiana ganhando destaque no cenário atual, os meses de junho e julho devem ser o divisor de águas. Dessa forma, vacinar a população e avançar na agenda de reformas devem ser o foco do governo, a fim de manter os avanços nesses índices consistentes.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas