Jun 2021
24
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Jun 2021
24
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Por que ainda há risco inflacionário?

Não é novidade para os brasileiros que o nível de preços vem crescendo consistentemente ao longo deste ano. Não à toa, o acumulado de 12 meses em maio atingiu a marca de 8,06%, acima da meta de inflação do BC em 2021. Por outro lado, o comitê também considerou a ameaça de crise hídrica, que pode afetar grande parte dos setores da economia nacional.

Além disso, mesmo com a redução do risco fiscal, ainda há a recuperação econômica que deve seguir em ritmo considerável ao longo dos próximos meses, com o avanço da vacinação em todo o Brasil. Ou seja, com pressão sobre os custos de produção, liquidez na economia, recuperação e possibilidade de crise hídrica, o BC indica que o risco inflacionário ainda deve ser tratado com cautela.

Por isso, além da última elevação da taxa Selic em 0,75 ponto porcentual (p.p), atingindo o patamar de 4,25% ao ano, o Copom adverte que há a possibilidade de elevar os juros básicos da economia no mesmo patamar da última reunião, ou até em um p.p.

Como investir nesse cenário?

Para os investidores, essa expectativa de elevação na taxa Selic até o fim do ano, que segundo o BTG Pactual pode chegar a 7,5% ao ano em 2021, é uma oportunidade para investir seus recursos em produtos pós-fixados. Nessa modalidade, há CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, debêntures, entre outros, como já abordados na coluna Finanças de A a Z assinada por Ana Porto.

“A elevação dos juros, em termos de posicionamento de produtos, é sempre interessante estar atrelado ao CDI para aproveitar esse ganho. Por isso, a tendência é que nos próximos meses, ofertas menos atrativas ligadas a esse indicador sejam emitidas pelos bancos”, afirma Leonardo Coser, Head de Renda Fixa do time de Portfolio Solutions da APX Investimentos.

“Em suma, vale destacar que no aumento da Selic, é interessante se manter atrelado a títulos que estejam ligados à taxa básica da economia brasileira. Essa é a melhor maneira de aproveitar essa curva crescente dos juros. Também há uma oportunidade de rever as posições pré-fixadas, com atenção com a possibilidade de haver retornos negativos dependendo do momento de entrada do investidor”, acrescenta.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas