Ago 2021
24
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Ago 2021
24
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

O julgamento da constitucionalidade do Banco Central

A ADIN é de autoria do PSOL e do PT, em que argumenta-se que o projeto aprovado foi de autoria do senador Plínio Valério (PSDB-AM), havendo questionamentos de “vício de origem”. Isso significa que  está sendo questionada a forma como a legislação tramitou no Congresso e foi aprovada, não seu mérito.

Argumenta-se que apenas um projeto de lei encaminhado pelo Executivo poderia tratar da organização da estrutura federal. No voto que abriu-se divergência do Ministro Barroso, no entanto, entendeu-se que o projeto aprovado pelo Senado foi apensado ao do Executivo, que já existia na Câmara, o que para ele teria sanado a matéria, sem necessidade de retorno ao Senado para nova votação.

Considerando que houve esse apensamento a um projeto do executivo e que, posteriormente, o Chefe do Executivo (presidente Jair Bolsonaro), não vetou a legislação, considerar que houve vício na tramitação processual pareceria um “excesso de tecnicidade”.

Qual a importância da autonomia do Banco Central?

A principal mudança trazida pela medida está na criação do mandato fixo de quatro anos para o presidente e os diretores da autoridade monetária, que não deve coincidir com o mandato do presidente da República. Com isso, o presidente do Banco Central e os diretores poderão tomar decisões sem se preocupar com exoneração por motivos políticos e, em tese, sem ceder a pressões.

Os nomes continuarão sendo indicados pelo presidente da República no segundo ano de seu governo e, mantendo a estrutura atual, terão de passar por sabatina e aprovação no Senado Federal.

A ideia da autonomia é evitar que o governante de ocasião use a política monetária a fim de tentar estimular a economia por motivos eleitoreiros A despeito dessa postura poder gerar crescimento econômico em curto prazo, acaba por comprometê-lo em médio e longo prazo, gerando inflação e desvalorização da moeda.

Dessa forma, dar autonomia para o Banco Central é importante para transmitir credibilidade e segurança aos investidores e a sociedade, ancorando expectativas.

Há evidências de que países com bancos centrais mais autônomos apresentam índices médios de inflação mais baixos, sem apresentar índices médios de crescimento reduzidos.

Dessa forma, a autonomia do BCB é um passo adicional para dar credibilidade ao Brasil, reduzindo a instabilidade e os riscos. Em tempos de incertezas políticas e econômicas, blindar o poder de compra da população é um remédio eficaz contra o populismo. Tomara que o julgamento do STF não represente um retrocesso ao país.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas