Jul 2022
2
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Jul 2022
2
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Apenas um terço dos municípios capixabas implementaram a Lei de Liberdade Econômica

Apesar de já ter se passado quase três anos da sanção da Lei da Liberdade Econômica, municípios capixabas ainda patinam em sua aprovação e implementação: apenas 28 cidades capixabas a aprovaram, reduzindo os impactos positivos da legislação.

Os números estão no Mapa da Liberdade para Trabalhar, uma análise detalhada de todos os municípios brasileiros com população acima de 10 mil habitantes em relação ao tema.

Isso porque para haver maior segurança jurídica e garantir mais autonomia para empreendedores, comerciantes e trabalhadores, a legislação também precisa ser implantada em estados e municípios. Vale lembrar que a Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou a legislação ao final de 2021. Além disso, o ES se destaca como o terceiro ente federativo mais livre do país pelo Índice de Liberdade Econômica da Mackenzie.

Mas não é apenas no ES que isso ocorre. Em âmbito nacional, das 3125 cidades mapeadas pelo levantamento, somente 475 aprovaram uma lei ou um decreto municipal relacionado à lei de liberdade econômica – ou seja, somente 15,2%.

“A liberação do alvará depende da regulamentação municipal para entrar em vigor. Mesmo com regulação em nível federal e estadual, as cidades podem liberar a exigência de alvará para mais atividades, menos ou até para nenhuma”, afirma Marcelo Faria, Presidente do Instituto Liberal de São Paulo.

Com o propósito de obter uma maior adesão por parte dos estados e municípios à Lei da Liberdade Econômica, na próxima quarta-feira (29) será apresentado o Mapa da Liberdade para Trabalhar em evento do Ilisp em parceria com a Frente Parlamentar do Livre Mercado, no Senado Federal, em Brasília.

O presidente da Frente Parlamentar do Livre Mercado, Marcel Van Hattem, aponta que implementar a Lei de Liberdade Econômica nos municípios é uma das melhores formas de melhorar o ambiente de negócios no Brasil. “Ela combate burocracias absurdas que hoje fazem o trabalhador e o pequeno empreendedor ficarem na informalidade. Mais municípios aprovarem essa legislação significa facilitar a produção de riqueza para o nosso próprio país”, afirmou à coluna.

As 28 cidades no ES que implementaram a Lei de Liberdade Econômica

Confira a relação na íntegra, obtida com exclusividade por Data Business:

Afonso Cláudio

Alegre

Alfredo Chaves

Anchieta

Aracruz

Boa Esperança

Cachoeiro de Itapemirim

Cariacica

Castelo

Colatina

Fundão

Governador Lindenberg

Ibiraçu

Linhares

Marechal Floriano

Montanha

Nova Venécia

Pedro Canário

Piúma

Santa Teresa

Santa Maria de Jetibá

São Gabriel da Palha

São José do Calçado

Serra

Venda Nova do Imigrante

Viana

Vila Velha

Vitória

Postado Agora

Inflação global descontrolada e alta de juros nos EUA. O Brasil está preparado?

A euforia deu lugar ao pessimismo no mundo dos negócios desde que o Banco Central Americano iniciou o aumento de sua taxa de juros para combater a maior inflação das últimas 4 décadas. Essa mudança de cenário traz impactos em todo o planeta, em especial países emergentes. O Brasil está preparado? Entrevistei Nilson Teixeira, PHD em Economia, sócio fundador da Macro Capital e ex-economista-chefe Credit Suisse. Veja no YouTube ou Ouça no Spotify

Postado Agora

Instituto Líderes do Futuro abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Líderes do Futuro. De Colatina, a organização é uma das principais organizações de formação de lideranças empresariais do ES, com um ciclo de formação que inclui palestras, estudos de livros, júris simulados, entre outras diversas ações. As inscrições vão até o dia 15 de julho de 2022, neste link.

Postado Agora

Grupo Domingos Martins abre processo seletivo para estudantes

Também com as inscrições abertas, mas voltadas para estudantes, está o Grupo Domingos Martins, desde 2014 uma organização de formação de jovens lideranças estudantis nas ideias de liberdade. Inscrições neste link.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas