Maio 2021
3
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Maio 2021
3
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Remuneração e risco

A taxa de remuneração está diretamente ligada ao risco do banco, ou seja, quanto maior o risco, a depender das condições financeiras e da solidez da instituição, maior será a taxa. Vale ressaltar que o risco do CDB é basicamente o mesmo que o da poupança, pois ambos estão segurados pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e dependem da solvência da instituição financeira para serem pagos. O FGC é uma espécie de fundo que assegura os investidores de alguns tipos de aplicações em renda fixa em caso de falência do banco. Ele cobre até R$ 250 mil por CPF e instituição bancária.

Mesmo assim, antes de investir, é importante verificar a saúde financeira da instituição, pois apesar da garantia do FGC, você deve ter de esperar algum tempo para receber o seu dinheiro.

Existem três tipos de CDBs: o prefixado, em que a taxa é definida no momento da contratação; o híbrido, em que uma parcela da remuneração é definida no momento da contratação e a outra parte é indexada ao IPCA; e o pós-fixado, que terá a sua rentabilidade atrelada ao CDI, de forma a receber um percentual deste, que varia ao longo do tempo.

Mas o que é CDI? É uma taxa que os bancos cobram para emprestar dinheiro entre si, variando entre 0,05% e 0,10% abaixo da taxa Selic. Assim, um CDB pode pagar 110% do CDI, por exemplo.

Importante lembrar que as taxas de remuneração do CDB variam de instituição para instituição, então pesquise as melhores taxas e compare, sempre levando em consideração a relação de risco X retorno.

Há também a possibilidade de aplicar em um CDB com liquidez diária, ou seja, que pode ser resgatado a qualquer momento, adequado para alocar a reserva de emergência e os recursos que serão utilizados em um curto prazo. Também existem CDBs que podem ser resgatados apenas no vencimento, tendo rentabilidades maiores porém com menor liquidez.

Taxas e impostos

Em relação às cobranças que incidem sobre esta aplicação, há o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide sobre a rentabilidade apenas em caso de resgate antes de 30 dias. Além disso, há a incidência de Imposto de Renda sobre o seu ganho conforme a tabela regressiva ao lado.

É importante lembrar também que para este produto não é cobrada taxa de administração.

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas