Maio 2021
9
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Maio 2021
9
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Motivos para refletir sobre as compras parceladas

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que divulgou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o percentual de brasileiros com dívidas ficou em 66,5% em janeiro deste ano. A Peic também informa que o cartão de crédito é a principal modalidade de pagamento utilizada pelos entrevistados, representando cerca de 80,5% deles.

Nesse contexto, esse é um dos principais problemas desse tipo de compra. O consumidor acredita que por não caber no seu bolso agora, basta parcelar que tudo se resolve depois. Contudo, o descontrole dessa prática pode causar endividamentos consideráveis. Por outro lado, o fator psicológico é fundamental: ao efetuar pagamentos à vista, você sabe o real impacto sobre suas contas pessoais. Ao diluir os valores ao longo do tempo, esse fato pode passar despercebido.

Vale ressaltar que você ainda pode cair na armadilha de se endividar ou continuar pagando por um item que muitas vezes não usa mais, o que piora ainda mais a situação. Por fim, a verdade é mais dura do que parece: não existe parcelamento sem juros. Geralmente, os estabelecimentos embutem essas taxas no próprio preço do produto, o que faz com que na prática você pague pelo parcelamento, de forma explícita ou não.

Então, o que fazer?

Mesmo com os perigos citados acima, as compras parceladas ainda podem ter utilidade. O ideal é que elas sejam usadas para a aquisição de bens duráveis e que de fato não cabem no pagamento à vista. Os eletrodomésticos e carros são exemplos. No fim das contas, usar essa modalidade para satisfazer desejos passageiros e não tão úteis pode sacrificar seu planejamento financeiro, sua poupança e, por fim, seu futuro como investidor.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas