Maio 2021
17
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Maio 2021
17
Ana Porto
FINANÇAS DE A A Z

porAna Porto

Saiba utilizar os juros compostos a seu favor

Juros simples x juros compostos

Ao contrário dos juros compostos, os juros simples são calculados apenas sobre o capital inicialmente investido. Dessa forma, eles vão render sempre com base neste valor, desconsiderando os rendimentos ao longo do tempo, o que gerará ao final um montante menor.

Mas os juros compostos também podem ser um vilão, para quem, por exemplo, possui uma dívida no cartão de crédito ou cheque especial. A correção mensal da dívida, sempre irá incidir sobre o montante e não sobre o valor inicial. Você já viu uma bola de neve? É justamente isso que acontece com essas dívidas, pois o valor vai acumulando de maneira constante e exponencial.

O que devemos fazer, portanto, é utilizar os juros compostos a nosso favor. Você pode se surpreender como a dupla “juros + tempo” pode alavancar seus ganhos financeiros ao longo de sua vida.

A "mágica" dos juros compostos

Veja o seguinte exemplo dos diferentes resultados caso você consiga poupar R$ 1.000,00 por mês. Vamos considerar três cenários:

– Cenário 1: caso você só guarde o dinheiro e não invista;

– Cenário 2: caso você invista em poupança (0,20% no momento atual);

– Cenário 3: caso você aplique em um investimento com rentabilidade de 0,70% a.m.

Enfim, essa é a grande “ mágica” do nosso amado juros compostos!

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas