A maioria das equipes eficientes tem por trás algo em comum: um bom líder!

Simone Soares Klein – Sócia fundadora da SK Consultoria em Gestão Empresarial

Para liderar, é preciso desenvolver uma relação de confiança com a equipe, construída por meio do respeito e da transparência. As pessoas desejam um líder que reconheça seus propósitos e funcione como uma genuína cadeia de ajuda. É importante manter conexões reais com o time e ser empático no entendimento de suas necessidades.

Nesse ambiente com segurança emocional, existe um sentimento de pertencer e de ser ouvido. Isso faz com que ideias diferentes sejam valorizadas e reconhecidas em processos de inovação e de tomada de decisão. O resultado é um time engajado e que abraça com determinação os objetivos e metas do negócio.

A diversidade e inclusão nas empresas, um tema bem debatido no S-Social do ESG, pode representar um grande diferencial competitivo. Isso porque eleva o capital humano da organização, disponibilizando uma série de pontos de vista diferentes para construir soluções inovadoras.

O bom líder monta uma equipe diversa, com habilidades complementares que não precisam ser as mesmas dele. Aliás, seria um desperdício fazer isso. Quanto mais diversificado for o grupo em ideias e opiniões, melhores serão os resultados e as soluções.

O líder que faz a diferença e influencia é um bom ouvinte e percebe a potencialidade de cada indivíduo, alocando-o onde ele agregará mais valor. Esse é um talento para poucos, mas que faz toda a diferença.

Por mais que as pessoas sejam complexas e cada um tenha sua própria personalidade, os líderes admirados pelas equipes prezam pelo bem-estar e por um ambiente de aprendizado permanente, onde todas as ideias e opiniões são consideradas.

E você, se considera um bom líder?

Simone Soares Klein

Sócia fundadora da SK Consultoria em Gestão Empresarial

 

Patrocínio