Americo Buaiz Filho: “Todos nós precisamos de boas referências”

Americo Buaiz Filho é presidente do Grupo Buaiz, composto por empresas de segmentos variados: Buaiz Alimentos, que completou 80 anos neste 2021; Rede Vitória de Comunicação, com sua TV Vitória / Record TV, rádios Jovem Pan e Pan News, jornal on-line Folha Vitória e Spark; Shopping Vitória; Nova Cidade Empreendimentos Imobiliários; Escola Americana de Vitória; HUGB, e Instituto Americo Buaiz.

“O Grupo Buaiz está presente na vida dos capixabas através da farinha de trigo e bolo Regina, café Numero Um, Shopping Vitória, Rede Vitória e Escola Americana de Vitória. As pessoas tomam contato com nossas atividades cotidianamente. Meu nome, de alguma forma, está associado a tudo isso o que, na minha opinião, promove esse reconhecimento como líder desse processo. “

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

O Grupo Buaiz está presente na vida dos capixabas através da farinha de trigo e bolo Regina, café Numero Um, Shopping Vitória, Rede Vitória e Escola Americana de Vitória. As pessoas tomam contato com nossas atividades cotidianamente. Meu nome, de alguma forma, está associado a tudo isso o que, na minha opinião, promove esse reconhecimento como líder desse processo.

 

Qual seu conceito de liderança?

Fazer a diferença na vida das pessoas promovendo desenvolvimento humano e profissional e lhes proporcionando oportunidades de crescimento.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

Todos nós precisamos de boas referências, e liderança é uma falta que só se preenche pelo reconhecimento de alguém que exerça, diante de nós, esse papel fundamental.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

“Os desafios vão mudar, as demandas serão outras, mas os pré-requisitos para a liderança se manterão os mesmos.”

Para ser um bom líder, parece-me pré-condição ter bom autoconhecimento, ter bons valores, bons princípios e uma filosofia de vida pautada no respeito ao ser humano e suas diferenças.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder? 

Ter coerência, persistência e sensibilidade, além de criatividade, inteligência e sapiência.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Ter a diversidade como valor maior a ser respeitado e praticado.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias de hoje? 

A todas aquelas que impliquem mudanças importantes que afetem o humano que há em cada um de nós .

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

A maior conquista é ser reconhecido como líder. O maior desafio é manter-me digno desse reconhecimento.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

Os desafios vão mudar, as demandas serão outras, mas os pré-requisitos para a liderança se manterão os mesmos.

Patrocínio