Eduarda Buaiz: “Tenho orgulho de liderar uma empresa com colaboradores tão empenhados”

“Eu acredito muito na liderança participativa.”

Eduarda Buaiz comanda um conjunto de empresas de números superlativos. Diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, ela está à frente de unidades produtivas que englobam moinho, recepção e fábrica de farinha de trigo, fábrica de mistura para bolo, centro de distribuição e fábrica de torrefação e moagem de café. Nos últimos cinco anos, foram mais de R$ 80 milhões em investimentos nessas unidades.

No último dia 27 de outubro, a Buaiz Alimentos completou 80 anos de uma história marcada pela tradição e excelência. A empresa consolida diferentes projetos que buscam ampliar eficiência e produtividade, com modernização de estruturas e investimentos em novas áreas para futuras expansões.

Você foi eleita líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas a elegeram líder?

Ser eleita líder no segmento alimentício passa pelo reconhecimento do desempenho da Buaiz Alimentos e de como a empresa chega com vitalidade e vigor no ano em que comemora uma trajetória de 80 anos. Vivemos um ciclo de investimentos nos últimos anos que trouxeram inovação em várias áreas, crescimento na capacidade de produção e avanços. Acredito que esse resultado positivo motiva e respalda minha vitória como líder, demonstrando que estou em constante movimento, buscando novidades, incorporando novos processos, investindo em melhorias contínuas, criando ações internas que motivem e estimulem a criatividade e os resultados.

Liderar uma empresa de 80 anos, que vem sendo construída alicerçada por tradição, qualidade e vínculo com o consumidor e com os clientes, é um desafio. Me inspiro diariamente na história que começou com meu avô Americo Buaiz, uma pessoa tão especial que transformou sonho em realidade, idealizou o que somos hoje e marcou a vida de tantos que passaram pela empresa. Uma história que teve continuidade com uma gestão brilhante do meu pai, Americo Buaiz Filho, presidente da Buaiz Alimentos, que foi marcada por tantos avanços, mantendo a tradição com o vigor e a inovação que continuam presentes até hoje.

Qual seu conceito de liderança?

Liderança é ter sensibilidade e equilíbrio, é saber ouvir e compartilhar decisões. Acredito que um bom líder tem a capacidade de tomar decisões estratégicas om foco no resultado do todo, sempre com olhar individualizado para cada área e colaborador. Precisamos, como líder, pensar nos processos, nos investimentos e na gestão do negócio e cuidar do ambiente interno, mantendo o diálogo sempre aberto.

Acredito que o principal diferencial de um grande líder é contribuir para uma gestão participativa, com foco no ser humano e em todas as questões que permeiam a vida dele. Uma equipe unida e feliz alcança resultados maiores e melhores.

Uma boa performance empresarial passa por um líder que consiga agregar e integrar equipes, demonstrando como cada um é importante para o todo. Tenho muito orgulho de liderar uma empresa que conta com colaboradores tão empenhados, com mais de 20 anos de dedicação, e que fazem toda a diferença no resultado final.

Eu acredito muito na liderança participativa. Vários projetos foram desenvolvidos durante minha gestão com o apoio das equipes. Começamos uma consultoria com o Great Place To Work, entidade com atuação internacional, para melhorar nosso ambiente interno e implementar diferentes ações com foco no colaborador. A consultoria teve início em 2019 e segue sendo implementada para tornar nosso ambiente um excelente local para se trabalhar. O líder moderno tem que olhar as pessoas porque a mudança e os avanços vêm a partir delas.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

A liderança positiva é justamente aquela que acredita no potencial das equipes, motivando e integrando profissionais, criando um ambiente harmônico e que estimule o desenvolvimento das pessoas. Eu busco praticar essa liderança com uma escuta para cada colaborador e com propósitos bem definidos junto aos meus gestores. Com uma liderança positiva, fica mais fácil gerir com foco e conectando todos os setores da empresa. É ser exemplo, saber integrar e fazer com que todos os membros da equipe se sintam parte da empresa.

Sempre fui determinada e objetiva e acredito que essas características foram fundamentais para construir minha carreira profissional e para consolidar essa liderança que considero positiva. Sou uma líder que atende as demandas com eficiência, precisão e dinamismo e que não perde de vista a sensibilidade, o cuidado e o acolhimento com meus colaboradores. Acredito que ser exigente comigo mesma no exercício da minha função me leva a transmitir esse mesmo espírito de superação e comprometimento para aqueles que trabalham comigo. Assim, colhemos resultados positivos.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Minha natureza é de valorizar as pessoas, de gostar de estar junto, de compartilhar desafios e resultados. Eu estou sempre presente, sou uma pessoa acessível, busco manter o diálogo com todos os setores e me esforço para que todos trabalhem em prol dos mesmos objetivos. Quando o líder permite que todos se sintam parte da empresa, o engajamento e a dedicação vêm de uma forma muito mais orgânica, estabelecendo uma relação de parceria e uma gestão com resultados positivos.

Na Buaiz, entendo que somos uma grande família, e esse sentimento de proximidade facilita o alinhamento dos propósitos e dos nossos objetivos. Durante as comemorações de 80 anos que realizamos junto a todos os colaboradores, percebi como esse sentimento de pertencimento é presente no dia a dia de quem trabalha com a gente e de como isso faz a diferença para ser quem a Buaiz Alimentos é como empresa hoje.

O trabalho junto ao Great Place To Work (GPTW) busca ainda mais avanços em diversos aspectos voltados para “essa família”, como clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores.

Melhorar o ambiente de trabalho, compartilhar responsabilidades e resultados, reconhecer as potencialidades de cada e ter um propósito estabelecido faz toda a diferença no dia a dia da empresa. Sentimos essa vibração e temos buscado evoluir a cada dia.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Se relacionar com diferentes públicos e compreender as diferenças. Ou seja, ter foco nas pessoas, ter habilidade de ouvir e entender as particularidades de cada um. O líder do futuro precisa demonstrar seu lado humano, ter humildade para mostrar que não tem respostas para tudo, ter resiliência e, principalmente, ter a capacidade de promover mudanças.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

É escolher profissionais pela competência, avaliar habilidades e tornar o ambiente um local saudável para o crescimento e desenvolvimento de todos. As diferenças se complementam e tornam as equipes mais desafiadas a entender o outro, trabalhar a empatia e buscar resultados em conjunto. O papel do líder é dar o exemplo e respeitar as diferenças, se colocando no lugar do outro e proporcionando espaço para todos.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

É preciso estar atento à comunidade, ao seu entorno. É claro que cada vez mais temos que ter uma visão global, com foco em questões que devem permear nossas decisões como ambientais, econômicas e políticas. Mas o olhar para a sociedade em que estamos inseridos, à comunidade e aos nossos públicos mais próximos é fundamental. É preciso cada vez mais buscar ser líder nesse entendimento de que somos ligados, interdependentes.

Desde quando foi criada, a Buaiz Alimentos sempre teve essa relação muito próxima e afetiva tanto com seus colaboradores quanto com a sociedade como um todo. Tenho muito orgulho da atuação social efetiva da Buaiz Alimentos em toda a sua trajetória. Produzimos alimentos e atuamos sempre compartilhando o que produzimos, contribuindo com ações que apoiam famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. É preciso ter um propósito e ele precisa passar pelo bem do outro.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Meu desafio é continuar mantendo a Buaiz Alimentos uma empresa viva, uma empresa que gera emprego e renda, que está na vida dos capixabas, trazendo sabor, alegria e vendo nossos produtos associados a tantos momentos felizes. Enquanto gestora da Buaiz, muitas conquistas foram importantes, investimentos realizados e projetos que têm garantido a empresa ser referência

Trabalho com foco em um futuro que garanta o desenvolvimento e o crescimento das pessoas, profissionalmente e como indivíduos também. Atuamos compartilhando valores como integridade, comprometimento e respeito. São valores que devem permear todas as decisões. Espero um futuro mais justo, com menos desigualdade e mais oportunidades, com uma economia estável e um mercado mais competitivo.

Patrocínio