Fernando Ronchi: “Em tempos difíceis, a liderança positiva é ainda mais imprescindível”

Fernando Ronchi, diretor-presidente da Unimed Vitória, é formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é PHD em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP) e tem várias outras especializações.

“É sempre uma honra sermos lembrados como líderes em nosso segmento. Em tempos difíceis como os que temos vivido na saúde, ser reconhecido é muito precioso para um líder. “

A Unimed Vitória completou 42 anos em agosto deste ano. A cooperativa é referência entre as Unimeds do país e conta com mais de 2.600 médicos cooperados, 2.700 colaboradores e 366 mil beneficiários nos 19 municípios de atuação no Espírito Santo.

Com uma estrutura completa de atendimento, a Unimed Vitória iniciará em 2022 a primeira etapa de construção da Unidade Avançada da Serra, que terá capacidade para até 30 mil atendimentos/ mês.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

É sempre uma honra sermos lembrados como líderes em nosso segmento. Em tempos difíceis como os que temos vivido na saúde, ser reconhecido é muito precioso para um líder. Acredito que o sucesso à frente de um plano de saúde com as proporções da Unimed Vitória se deve a um trabalho que preza, acima de tudo, pelo bem-estar dos beneficiários.

Diante de todas as dificuldades que temos enfrentado neste mais de um ano de pandemia, antecipar problemas, executar ações e manter o equilíbrio do negócio é um grande desafio para qualquer gestor. Tivemos que nos reinventar, oferecer soluções, inovar com novas formas de atendimento. As dificuldades nos deram oportunidade para evoluir. O mercado reconhece esse esforço e os beneficiários também.

Temos como principal característica nosso jeito de cuidar, um estilo que se apresenta no dia a dia da nossa rede de atendimento, pelas mãos de um brilhante corpo clínico. O cliente sente que é cuidado com empatia e de um ponto de vista humanizado.

 

Qual seu conceito de liderança? Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

Liderar é conduzir com respeito, firmeza e empatia. O papel do líder é guiar um grupo de pessoas harmoniosamente, reconhecendo a importância de cada um, de seus conhecimentos e confiar em sua capacidade. Em tempos difíceis, a liderança positiva é ainda mais imprescindível, visto que procura valorizar e apreciar cada pessoa e seus potenciais, motivando-as a trabalharem felizes, saudáveis e dispostas a superar toda e qualquer dificuldade. Liderar positivamente potencializa resultados, contribui para o desenvolvimento profissional do colaborador e traz êxito para a organização.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas? Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Ser líder vai muito além de ocupar o cargo mais alto de uma organização. É preciso ter mais que capacidade de gestão para liderar um grupo. O líder deve inspirar confiança, transmitir segurança e certeza em suas ações. Um bom líder é generoso, confia no time e oferece condições para que seus colaboradores brilhem em suas tarefas. A empatia também é uma de suas grandes qualidades. Líderes devem se comunicar bem, dar feedbacks, e, acima de tudo, devem ser bons ouvintes. Com sua postura, o verdadeiro líder inspira e guia seus colaboradores para que toda a organização supere os obstáculos e avance em conjunto.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Cada vez mais lideranças em todo o mundo estão colocando em prática medidas que abracem a diversidade. Promover a inclusão exige de nós mudanças nos pequenos hábitos do dia a dia até grandes revoluções dentro de uma empresa. Na Unimed Vitória acolhemos as diferenças com respeito e buscamos incorporar a inclusão na nossa cultura e no nosso jeito de cuidar.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

Como líder, é importante estar sempre atento para que sejam garantidos direitos iguais para todos os gêneros, assim como o compromisso com as questões sociais e as causas relacionadas ao meio ambiente.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Como gestor de uma cooperativa de saúde, estar diante de uma pandemia foi um dos maiores desafios. No entanto é possível transformar a crise em oportunidade de melhoria. A área da saúde vive tempos extremos, que exigem respostas rápidas, por isso nos reinventamos e revertemos as dificuldades com medidas inovadoras. Além da telemedicina, foram adotadas visitas virtuais, boletim médico virtual, teletriagem, acompanhamento remoto de pacientes crônicos e gestantes, dentre outras medidas.

À frente da Unimed Vitória tenho celebrado conquistas importantes: um levantamento do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em dezembro de 2020 colocou a Unimed Vitória entre as 10 maiores empresas do Espírito Santo. A lista considera a Receita Operacional Líquida (ROL) de cada companhia. Recebemos também o título de Operadora Acreditada no maior nível de excelência, o Ouro. Somos a primeira do estado a conquistar essa pontuação máxima. No Sistema Unimed, são somente nove singulares com o selo do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde.

O Hospital e a Maternidade Unimed também vêm sendo reconhecidos com premiações nacionais. Ambos conquistaram a categoria ouro na edição 2020 do Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, concedido pela Unimed do Brasil. A certificação é um reconhecimento da atuação da cooperativa no desenvolvimento de medidas que promovem o crescimento sustentável do Sistema Unimed no país.

As ações da Unimed Vitória no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus foram reconhecidas pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-ES) com o Prêmio Ser Humano 2020. A premiação, que acontece todos os anos, realizou em 2020 uma edição especial voltada para celebrar as organizações que foram inovadoras neste momento de pandemia e que criaram projetos para enfrentar a crise.

A cooperativa recebeu várias outras premiações na área de gestão de pessoas. Em 2019 e 2020 a cooperativa foi eleita uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, pelo ranking da revista Você S/A. Também em nível nacional, fomos indicados pelo prêmio Top Of Mind RH – considerado o “Oscar do RH” no Brasil – como uma das cinco empresas mais lembradas pelos profissionais de Recursos Humanos.

Patrocínio