Gestão conectada com as transformações do mundo

“O nosso objetivo é que essas iniciativas sejam capazes de transformar a vida dos capixabas e impulsionar negócios que tragam cada vez mais desenvolvimento para o Espírito Santo.  “

A incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança (ESG, na sigla em inglês) é caminho sem volta. O mundo está passando por transformações e demanda cada vez mais a adoção de ações com esse olhar. 

Para nós da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) esse é um ponto central, tanto é que essa agenda faz parte do Conselho Estratégico da Federação, que reúne as 32 maiores indústrias do estado. Além disso, a Findes tem o Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas), que orienta o posicionamento do empresariado sobre políticas de gestão ambiental.

O nosso objetivo é desenvolver a indústria capixaba para que ela se torne referência na elaboração de soluções que auxiliem na mudança da matriz energética para que, assim, o setor possa contribuir para reduzir os avanços decorrentes das mudanças climáticas.

A federação vem promovendo e incrementando uma agenda positiva junto às indústrias e ao Governo do Estado, no sentido de disseminar o tema e construir planos de ação, bem como estratégias que sirvam de modelo para as empresas, incluindo pequenas e médias, na tomada de decisões e no desenvolvimento de projetos que possam minimizar os impactos de seus negócios.

Como parte dessas ações dentro do nosso plano estratégico está a elaboração de um inventário de gases de efeito estufa. Esse levantamento vai nos ajudar a traçar um diagnóstico da nossa situação atual e nos orientar na definição das metas e da implantação de programas de descarbonização.

A pauta ambiental e a adoção de ações que tornem nossas empresas mais sustentáveis e competitivas são compromissos da Findes. Aliás, esse deve ser um compromisso coletivo.

Outro ponto que faz parte da lista de prioridades da Findes, e que está em total sintonia com a pauta ESG, é a consolidação da nossa infraestrutura. Entendemos que investimentos estratégicos nas áreas portuária e ferroviária podem tornar o Espírito Santo uma referência de corredor verde para o Brasil e para o mundo.

Ao viabilizarmos projetos como a construção do Contorno da Serra do Tigre, na Ferrovia Centro Atlântica (FCA), e a EF-118, ligando Cariacica a Presidente Kennedy, vamos ampliar o nosso fluxo de cargas e dar condições para que portos do estado intensifiquem o comércio exterior e sejam pioneiros na movimentação de grandes navios.

Nossa lista de projetos prioritários vai muito além. A Findes também trabalha fortemente para a melhoria do ambiente de negócios, a expansão da cobertura em saúde, a escola Sesi de Referência e a implantação do Datalab, apenas para citar alguns exemplos.

O nosso objetivo é que essas iniciativas sejam capazes de transformar a vida dos capixabas e impulsionar negócios que tragam cada vez mais desenvolvimento para o Espírito Santo.

 

Cris Samorini

Presidente da Findes

Patrocínio