Henrique Tommasi Netto: “Não há outra forma de liderar que não seja pelo exemplo”

O Tommasi Laboratório foi fundado em 1962 por Henrique Tommasi Netto, farmacêutico-químico, formado pela Universidade do Brasil (atual UFRJ), que já naquela época começou inovando com suas diferentes especializações (nas áreas de microbiologia médica, bioquímica, toxicologia, bromatologia e química orgânica).

O Tommasi sempre teve como característica o pioneirismo tecnológico e a inovação. Foi esse pioneirismo que, há mais de 25 anos, levou o laboratório a investir na área de exames de DNA (biologia molecular), permitindo que no, contexto da pandemia, tenha sido protagonista na realização dos exames para diagnóstico da Covid-19. O Tommasi é um dos laboratórios que mais realizou esse tipo de análise no Brasil durante a pandemia e com a maior velocidade em entrega dos resultados.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

As pessoas em geral se identificam e reconhecem o legado de pessoas e empresas que atuam com ética, garra, persistência, abnegação e comprometimento com a qualidade. Tratando de forma respeitosa e digna seus liderados e seus clientes, um líder e sua marca se tornam parte da vida das pessoas e de seus valores pessoais.

 

Qual o seu conceito de liderança?

Não há outra forma de liderar que não seja pelo exemplo. O envolvimento e o comprometimento dos liderados só ocorrem quando o líder se envolve de verdade, se dedica àquilo em que acredita de forma sincera e consistente, trata a todos com respeito e carinho, promovendo o encantamento dos colaboradores.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

A motivação é a mola propulsora que nos mantém na constante busca pelas realizações e pelos nossos sonhos. Não basta ser um bom gerenciador nos momentos de crises, ser um bom planejador e executor. Se o líder não for capaz de motivar e de convencer pela busca da melhoria, mesmo nos momentos difíceis, os liderados terão dificuldade de acreditar que é possível superar as desafios ou atingir os novos objetivos.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Simplesmente sendo realmente humano, uma pessoa de verdade, de carne e osso, se envolver com o clima organizacional, com as dores dos outros, tratar a cada um como gostaria que fosse tratado. Preocupar-se, de forma sincera, com os outros no dia a dia, não só em momentos especiais.

 

Quais os comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidas em um líder?

Proatividade, empatia, motivação, persistência, a busca pela qualificação nos processos de gestão, melhoria da capacitação técnica e, sobretudo, busca constante pela inovação.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

A palavra-chave é o respeito. Todos os colaboradores precisam se sentir acolhidos, valorizados e respeitados. Eles precisam se sentir como parte de um todo, no qual ninguém é valorizado ou desprezado por outras características que não sejam suas capacidades, habilidades e virtudes.

 

A quais pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

Responsabilidade social, empregabilidade, respeito no trato das questões raciais e de gênero, estimulando sempre a motivação e a expressão máximas das potencialidades de seus colaboradores.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, nunca foi e também não é agora. Transformar um sonho em realidade e manter, em alto nível, o crescimento e a motivação de todos os envolvidos nesse sonho é um desafio enorme, mas, ao mesmo tempo, uma satisfação plena ao sentir a realização desse sonho, tanto pessoal quanto em fazer a diferença na vida de tantas pessoas, colaboradores e clientes.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

O líder do futuro tem que ser capaz de compreender as constantes mudanças do mercado, a evolução tecnológica e suas oportunidades, mas sem perder o foco do que o trouxe ali, de suas raízes e valores. Sobretudo, valorizar as pessoas.

Patrocínio