Júlio Rocha: “O líder precisa ter como meta superar-se todos os dias”

Júlio Rocha é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes). Está em seu quinto mandado, e já foi secretário executivo, diretor financeiro e vice-presidente da federação. A Faes é a entidade que representa os produtores rurais capixabas, defendendo os interesses da categoria em fóruns de decisões municipais, estaduais ou nacionais que afetam ou influenciam o setor primário. É vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e está presente em todo território capixaba por meio de seus 47 sindicatos rurais, acessíveis a todos os produtores rurais.

“A sociedade é uma família ampliada, em que simplesmente temos que dar bons exemplos com atitudes e não com palavras, da mesma forma que fazemos em nossa casa. A isso atribuo esse reconhecimento.”

A federação também oferece serviços nas áreas jurídica, sindical, econômica, contábil e ambiental. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AR-ES), realiza a formação profissional e a promoção social do cidadão que vive no campo.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

A sociedade é uma família ampliada, em que simplesmente temos que dar bons exemplos com atitudes e não com palavras, da mesma forma que fazemos em nossa casa. A isso atribuo esse reconhecimento.

 

Qual seu conceito de liderança?

Algo que envolva reconhecer, ouvir bem, falar o indispensável, conquistar confiança e buscar sempre o bem comum.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

Para ser seguido em atitudes que se convertam em relação ganha-ganha, tendo como meta superar-se todos os dias.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Humana, cristã e justa, evitando-se ao máximo a contradição com foco na coerência e respeitando as diferenças.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Fé crescente, como também equilíbrio emocional, psicológico e espiritual, foco e resiliência.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Dar exemplo, fazendo o que exige dos liderados.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

Visão holística, conhecimento, firmeza, bons exemplos de conduta, competência e humildade controlada, política, economia, inovações e novos modelos de gestão, buscando a melhoria crescente.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Executar a performance positiva dos presidentes anteriores, buscando avanços e superação diária. Reconhecimento dos produtores e das federações inclusive de outros segmentos, como a ocupação de funções representativas de todos os setores do empreendedorismo.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

Visão, proatividade, relacionamento interpessoal, foco, argumentação sólida, praticar princípios justos, reconhecer o mérito e disseminar cada vez mais o conhecimento e capacitação que atenuem todo e qualquer gargalo ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Patrocínio