Liderança sustentável: como o ESG muda as competências do líder?

Simone Soares Klein Sócia fundadora da SK Consultoria em Gestão Empresarial

No cenário ESG (do inglês environmental, social e governance – usada para classificar as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa), o líder será exigido de habilidades que vão além da preocupação com o gerenciamento de pessoas. O líder deve ser um exemplo inspirador, garantindo a verdade entre suas mensagens ESG e atitudes. O bom e velho,”walk the talk” torna-se imperativo dentro e fora da empresa.

Esse novo líder é um influenciador consistente, que conquista seguidores em todos os níveis da empresa por sua competência e articulação, criando estratégias de negócios mais sustentáveis ​​na empresa.

As organizações exigirão líderes mais confiáveis ​​e seniores que combinem experiência nos temas relevantes do ESG, com experiências de negócios multifuncionais e diversidade de pensamento. À medida que as empresas busquem uma maior diversidade de gênero na diretoria e Conselhos de Administração, a função ESG será um canal importante de talentos, já que é uma prioridade declarada pela alta administração.

Os líderes funcionam como uma alavanca na transformação cultural exigida pelo ESG, da seguinte forma:

  1. Garantindo o ESG como um componente central da estratégia de negócios da organização;
  2. Assumindo a condução eficaz de suas iniciativas de sustentabilidade;
  3. Sendo um facilitador, e não um obstáculo para a cultura ESG;
  4. Traçando metas de sustentabilidade ousadas para serem medidas, acompanhadas e relatadas para as partes interessadas;
  5. Tornando a sustentabilidade uma competência que influencia nas decisões sobre talentos na empresa para selecionar, promover e recompensar.

Simone Soares Klein

Sócia fundadora da SK Consultoria em Gestão Empresarial

Patrocínio