Luiz Rigoni: “todo bom gestor tem sido desafiado a antecipar problemas”

Com 32 anos de história, a Móveis Rimo, comandada por Luiz Rigoni, é uma das maiores e mais importantes empresas do setor moveleiro nacional. Com sede em Linhares (ES), a companhia segue se consolidando no mercado sem perder seus valores, essência e compromisso junto a clientes, parceiros e colaboradores.

“A essência de um bom líder, que é saber tomar as decisões certas e conduzir as pessoas, nunca irá mudar, mas é importante acompanhar as transformações para direcionar bem os negócios e não ficar (ou deixar ninguém) para trás.”

Além de uma vasta coleção de troféus, conquistados em importantes premiações, essa jornada de sucesso possui relevantes marcos e números. Em um setor que conta com mais de 30 mil empresas moveleiras, a Rimo é uma das poucas que possui o certificado ISO 9.001.

A Rimo atende todo o mercado nacional e distribui seus produtos com agilidade. E desde 2004 vem trabalhando com exportação. Já são mais de 30 países atendidos graças aos investimentos e rigorosos controles nos processos de qualidade.

A empresa atende desde pequenos projetos personalizados a grandes demandas, sejam de móveis seriados, modulados e planejados, dentro e fora do Brasil. E tudo isso com modernidade, tecnologia e o devido respeito ao meio ambiente.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

Atuo no setor moveleiro desde muito jovem e, ao longo desta trajetória, venho acompanhando muitas das principais evoluções do segmento, que se tornou expressivo não só na cidade onde temos nossa sede, que é Linhares, como também em todo o Espírito Santo. Tive o privilégio de também acompanhar o surgimento e o fortalecimento de entidades como o Sindimol, a Findes, a Câmara Moveleira e a Abimóvel, entre outras. Nesses espaços, pude colaborar com importantes diálogos e decisões tomadas em conjunto, sempre pensando no bem de toda a cadeia produtiva. Um bom líder sabe que o sucesso dos seus negócios também passa pelo fortalecimento do contexto em que está inserido, e a colaboração é uma das chaves para se alcançar tal resultado. Provavelmente seja esse o motivo do reconhecimento que, com orgulho e felicidade, recebo da sociedade capixaba, por meio deste prêmio.

 

Qual seu conceito de liderança?

Costumo dizer que os pilares de uma liderança de sucesso são ter perenidade nos negócios e na vida junto com a sociedade, ir além do seu negócio empresarial e estar nos meios sociais com atuações colaborativas e participativas.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

Porque uma empresa não é feita apenas de máquinas e resultados, mas principalmente de pessoas. Desde a sua fundação, a Rimo é movida pela força, a dedicação e a coragem de colaboradores e também de parceiros. Nossa empresa é uma junção da nossa vontade e necessidade de construir um futuro melhor e, assim, colaborar com o desenvolvimento de nossa sociedade. Daí a importância da liderança positiva, que é praticada pelo diálogo, colaboração e respeito às pessoas, mas também pelo conhecimento e responsabilidade.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Equilíbrio é fruto de muito diálogo e escuta, mas também de preparo e decisões assertivas, tomadas com base em conhecimento e estudo. Um  líder inseguro, que não sabe o que faz ou que não acompanha os movimentos do mercado dificilmente conseguirá engajar as pessoas somente pelo bom relacionamento. A recente crise do coronavírus é uma prova disso. Foi um momento delicado, em que nossas decisões – enquanto líderes – impactaram e muito a vida das pessoas. Uma liderança humana é construída pela empatia, boa comunicação e abertura, mas também por uma postura firme de quem sabe o que (e por que) faz, visando ao bem comum.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

O mundo está em constante evolução. A todo tempo surgem novas tecnologias e demandas, mas também desafios e barreiras. Tudo pode ser sinônimo de aprendizado, a depender da postura do líder. Logo, considero que todo bom gestor tem sido desafiado a antecipar problemas, aprender com eles e se adaptar o mais rápido possível às mudanças. Essa é uma postura que exige coragem, muito estudo e dedicação.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

O líder possui papel fundamental não só na promoção da cultura da diversidade, mas também na prática diária, ou seja, pelo exemplo.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

A sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente são premissas que vão  ganhar ainda mais notoriedade no contexto atual de negócios e já são prioridades em nosso planejamento. São temas para os quais todo bom líder da atualidade deve se atentar.

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

O crescimento, por si só, exige de qualquer pessoa a superação de desafios. É do aprendizado que crescemos e evoluímos. Enquanto líder empresarial, já tive que administrar questões econômicas, comuns aos mais diversos negócios, mas também situações que, nem sempre, estiveram sob nosso controle, como dificuldade para escoar produção ou receber matérias-primas, por questões de infraestrutura urbana. A maior conquista é saber que nada disso nos abateu e que já estamos consolidados não só a nível local e nacional, mas já podemos mirar o mundo!

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

A essência de um bom líder, que é saber tomar as decisões certas e conduzir as pessoas, nunca irá mudar, mas é importante acompanhar as transformações para direcionar bem os negócios e não ficar (ou deixar ninguém) para trás.

Patrocínio