Sérgio Carone: “Seja sempre presente”

O Grupo Carone nasceu em 1950, sob a chancela do imigrante libanês Nagib Resk Carone. Tudo começou com um armarinho, na cidade de Alfredo Chaves e, depois, com um atacado em Cachoeiro de Itapemirim. Nos anos 70 foi inaugurada uma loja de varejo no centro de Vila Velha e, a partir desse lançamento, é que começou a história de sucesso da rede de Supermercados Carone. Hoje, são 10 unidades dos Supermercados Carone e quatro do superatacado Sempre Tem, nos principais pontos do Espírito Santo, tudo sob a direção de Sérgio Carone, Líder do Ano da edição de 2021 do projeto Líder Empresarial.

 

Você foi eleito líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas o elegeram líder?

Acredito que fui eleito não por mérito meu, mas sim pela equipe com que trabalho, que se empenha e se dedica a cada dia para entregar sempre o melhor.

 

Qual seu conceito de liderança?

Para mim, liderar é estar junto, é acompanhar o processo como um todo, é ser presente e atento a tudo o que acontece com a equipe.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

A liderança positiva é a que motiva, que provoca e estimula os colaboradores a exercerem suas atividades com um sorriso no rosto. A prática é simples: seja sempre presente.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Tendo empatia, se colocando no lugar do outro.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Acredito que o líder precisa ser empático, assim as coisas fluem de forma leve e natural.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Ser o exemplo sempre, o líder é uma referência para seus liderados.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

A tudo que diz respeito ao segmento de supermercado e atacado, atento à economia e a outros fatores que são importantes para continuar executando um bom trabalho.

Patrocínio