Vanessa Kischner: “Se um gestor não entender de pessoas, ele terá dificuldades para entender do negócio”

Essa vitória representa todo o engajamento da Benevix e, com certeza, o que nos trouxe até aqui foi disciplina, talento e muita paixão.

Vanessa Kischner é diretora Comercial, de Relacionamento e de Marketing da Benevix, administradora de benefícios com atuação no Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo (capital e interior), Minas Gerais e Distrito Federal com beneficiários em todo território nacional. São cerca de 240 mil vidas seguradas, entre saúde e odonto, e mais de 170 entidades de classe em sua carteira de clientes. Há ainda mais de 1.600 corretores e consultores, além, é claro, das operadoras de saúde e planos odontológicos parceiros.  

 

Você foi eleita líder no seu segmento de atuação por votação popular. A que atribui sua vitória? Por que as pessoas a elegeram líder?

Em primeiro lugar, foi um privilégio para mim ser indicada e vencer ao lado de líderes tão importantes para o mercado capixaba. Tenho uma longa experiência no segmento de benefícios, pois atuei por muitos anos em operadoras e seguradoras de saúde e essa vivência me trouxe todo know-how, com seus desafios e oportunidades. Essa vitória representa todo o engajamento da Benevix e, com certeza, o que nos trouxe até aqui foi disciplina, talento e muita paixão.

 

Qual seu conceito de liderança?

Meu conceito está na habilidade de motivar, inspirar e estimular o que cada um tem de melhor, para que toda a equipe caminhe em prol do mesmo objetivo. Essa motivação vem pelas atitudes práticas e positivas, esse é o DNA aqui na Benevix.

 

Por que é importante ter uma liderança positiva e como praticá-la?

A liderança positiva traz um clima organizacional leve,  em que as pessoas mantêm uma relação saudável e agradável. Isso contribui significativamente para a produtividade, o engajamento e a motivação da equipe, e a melhor forma de praticá-la com certeza é sempre pelo exemplo.

 

Na sua avaliação, como é possível encontrar o equilíbrio e desenvolver uma liderança mais humana, capaz de engajar pessoas?

Um gestor consegue engajar sua equipe quando ele entende de pessoas, pois 100% dos clientes são pessoas, 100% dos funcionários são pessoas. Se um gestor não entender de pessoas, ele terá dificuldades para entender do negócio e da sua equipe. As ações de um líder precisam inspirar a equipe a sonhar mais, aprender mais e a fazer mais. Quando um líder chega nesse ponto, ele cria uma conexão com a equipe para que todos tenham o mesmo propósito.

 

Quais comportamentos e habilidades precisam estar mais desenvolvidos no líder?

Para mim, o primeiro ponto é ser o líder que você gostaria de ter. Um líder precisa cuidar com carinho das pessoas e dos negócios. Liderança é uma maneira de pensar, uma maneira de agir e, acima de tudo, uma maneira de se comunicar. As pessoas se identificam com o porquê, com o propósito, e não apenas com o quê.

 

Qual o papel do líder para a garantia da diversidade na companhia?

Aqui na Benevix, além do respeito às diferenças, procuramos oferecer o que cada pessoa precisa para desenvolver e alcançar o máximo de seu potencial. Por meio desse pensamento, temos um time com oportunidades iguais e seguimos nosso caminho com amor e empatia para ser, cada dia mais, uma empresa inclusiva e diversa.

 

A quais outras pautas e temas o líder precisa estar atento nos dias atuais?

Um líder precisa ter valores fundamentais sobre o que somos e como atuamos.  Buscar a excelência, se for excelente para o nosso cliente, cuidar com carinho das pessoas e dos negócios; construir e sustentar relações éticas, que transformam, entregando sempre  “magic moments” para nossa equipe e nossos clientes .

 

Quais foram seus maiores desafios e conquistas até hoje enquanto líder?

Ser líder é estar à frente de uma equipe com pessoas diferentes, culturas e desejos diferentes, e essas pessoas esperam sempre de você uma postura positiva, motivada e inovadora. O líder precisa estar sempre atento a sua equipe e as movimentações do mercado, avaliando riscos e oportunidades para trazer resultado para o seu time e sua empresa. Hoje, na Benevix, temos regionais distribuídas por todo Brasil., estamos em São Paulo (capital e interior),  Santa Catarina, Brasília, Minas Gerais e, é claro, aqui no Espírito Santo. O desafio é sempre manter o time coeso, motivado e inspirado. Hoje somos a segunda maior administradora de benefícios do Brasil e essa posição nos enche de orgulho e tem sido um grande exemplo de conquista do nosso trabalho.

 

Qual é, para você, o futuro da liderança? Que habilidades precisa ter o líder do futuro?

Para mim, a chamada liderança do futuro precisa de alguns soft skills, que são competências de natureza emocional e social. Elas fazem parte obrigatoriamente de qualquer perfil de líder e são essenciais para o bom andamento dos negócios, como confiança,  motivação, visão sistêmica, conhecimento multidisciplinar, pensamento resolutivo e proatividade. As capacidades de comunicação e de controle emocional também são fundamentais para uma boa gestão tanto dos negócios quanto das equipes. O líder do futuro já é um profissional colaborativo, que lidera pelo exemplo, que se faz presente e atuante com sua equipe e que está na linha de frente para qualquer desafio.

 

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