Abr 2021
27
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Abr 2021
27
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Recuperação nos mercados mundiais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou relatório em que estimou um crescimento da economia global de 6% em 2021, ante previsão anterior de 5,5%. A previsão para o crescimento brasileiro, porém, foi menor, de +3,7%. Já em 2022, as projeções do fundo apontam para uma alta de 4,4% no aspecto mundial.

Esses dados são resultado de uma base de comparação baixa. Ou seja, devido à recessão global em 2020, o próximo ano deve recuperar as perdas, aumentando a atividade econômica.

Nesse sentido, o índice de gerentes de compras (PMI) industrial da zona do euro, que representa a atividade da indústria por lá, saiu de 57,9 pontos em fevereiro para 63,3 pontos em abril, batendo recorde histórico.

Motivadores do bom desempenho

São três os principais fatores que influenciam neste movimento global: medidas econômicas de aumento de liquidez na maioria dos países, vacinação em massa que já atinge parcela relevante da população, principalmente de países desenvolvidos, e o aumento de preços a nível global, com destaque para a demanda mais forte originada na China.

Os pesados estímulos fiscais globais têm motivado uma liquidez maior na economia, o que influencia no aumento do consumo. Os Estados Unidos têm agido no mesmo sentido, tendendo a motivar uma alta de preços generalizada. O pacote de estímulos fiscais e infraestrutura no valor de US$ 1,9 trilhão é um exemplo disso. Mas também a política acomodatícia do Federal Reserve, o Banco Central americano, com a manutenção dos juros em patamares baixos, tende a estimular a economia.

A vacinação já atingiu patamares superiores a 25% da população totalmente imunizada nos Estados Unidos, assim como 15% totalmente imunizados no Reino Unido. Em outros países desenvolvidos as taxas são semelhantes. Assim, uma consequência natural é que a atividade econômica comece a melhorar, com cada vez menos medidas de isolamento.

Até mesmo por isso e como consequência da maior liquidez global, a pressão inflacionária deve acelerar nos próximos meses mundialmente. Na China, o movimento de alta nos preços das commodities já auxiliou a provocar uma alta de 18,3% na atividade econômica no primeiro trimestre. E isso deve se intensificar com o aumento da demanda global.

Assim, todo esse cenário vem melhorando as perspectivas de crescimento, o que beneficia principalmente os emergentes, mesmo com o Brasil relativamente fora da festa. Vale ficar de olho nesses fatores quando for realizar os seus investimentos.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas