Maio 2021
9
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Maio 2021
9
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Como funcionam os fundos multimercados?

Nesta terça-feira (04), a APX Investimentos recebeu Rogério Braga, sócio-fundador e gestor de multimercados da Quantitas, para um bate-papo sobre a dinâmica dos fundos multimercados e as diversas estratégias adotadas pelos gestores.

A Quantitas foi fundada em 2011 a partir de um contrato de terceirização de atividades de gestão de recursos de uma instituição financeira. Atualmente, a gestora possui R$ 2,5 bilhões sob gestão, contando com quatro fundos multimercados e um fundo de ações. A empresa é conhecida por seus fundos multimercados, com uma análise focada em multiestratégias. Segundo Braga, cada gestor é responsável por um fundo, com a tomada de decisão diversificada em três pilares: analistas individualizados, equipe e o gestor.

De maneira geral, fundos multimercados são uma classe de ativos que, apesar de envolver vários fatores de risco, não possuem compromisso de concentração em nenhum fator especial. A modalidade, que agrega aportes de diferentes investidores, permite o investimento em ativos diversos, como renda fixa, câmbio, derivativos, inflação e outros.

De acordo com Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), é possível dividir os fundos multimercados em três categorias: alocação, estratégia e investimentos no exterior. Para os fundos que possuem um foco maior em alocação, o objetivo está no retorno de longo prazo por meio de investimentos em diversas classes de ativos, como renda fixa, ações e câmbio.

Os fundos presentes na categoria de estratégia, por outro lado, se baseiam em estratégias adotadas e suportadas pelo processo de investimento que o gestor segue, sempre com o objetivo de executar a filosofia do fundo. Por fim, existem fundos que optam por investir em ativos financeiros no exterior.

Os fundos multiestratégias

Uma característica comum observada em fundos multimercados é a maior autonomia nas mãos do gestor, que pode se arriscar na busca por rendimentos maiores a partir de uma análise do cenário macroeconômico, por exemplo. Dessa forma, analisar o histórico do fundo, bem como dos gestores, é uma tarefa importante para os investidores que buscam aportar neste tipo de investimento.

Contudo, diferente dos fundos multimercados mais tradicionais, o investimento a partir de multiestratégias é adotado pelos gestores que buscam diversificar os caminhos do fundo para mitigar os riscos e gerar resultados superiores ao mercado.

Dentro dessa estratégia de investimento, a tomada de decisão não é realizada a partir de uma análise macroeconômica que olha para os juros e a inflação, por exemplo, mas sim a partir da distribuição dos riscos e sem obrigatoriamente possuir o compromisso de concentração em estratégias específicas. Em outras palavras: o fundo não possui apenas uma bala de prata, mas diversos ativos com um foco no longo prazo.

Como resultado disso, Braga aponta que o gerenciamento de riscos também é uma estratégia essencial para os fundos multimercados com foco em multiestratégias. Basicamente, um risco é a possibilidade de um investimento não ter o retorno esperado, ser impactado por variáveis do mercado ou mesmo gerar prejuízos. Dessa forma, existem mecanismos adotados pelos gestores, como limites e análises de volatilidade e stress dos ativos alocados.

Para saber mais, confira nossa live pelo Instagram ou YouTube.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas