Set 2021
3
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Set 2021
3
Tiago Pessotti
MERCADO DIÁRIO

porTiago Pessotti

Algumas formas que companhias listadas usam para “distribuir lucros”

Recompra de ações

Que tal as companhias aplicarem o seu dinheiro excedente na recompra de suas próprias ações? Sim, isso existe, e a prática é conhecida como recompra de ações. Por meio dela, a empresa recompra parte de suas ações, reduzindo o número de ações em circulação. Dessa forma, a participação do investidor aumenta.

Ou seja, mesmo que a receita líquida permaneça estável, os lucros por ação tendem a subir, o que maximiza o retorno dos investidores, distribuindo os lucros de forma indireta. Essa prática tende a levantar o preço da ação, visto que agora a concentração é menor. Isso porque é um método em que a empresa compra ações no mercado para custodiá-las em sua tesouraria ou cancelá-las.

Em geral, essa prática é mais utilizada quando os preços das ações estão baixos, visto que a compra se torna mais atrativa. Não são só os investidores que querem comprar na alta e vender na baixa, as empresas têm o mesmo objetivo. Além disso, pode ser uma sinalização de que a empresa confia no seu próprio potencial de crescimento. Afinal, está gastando seu capital líquido para se expor ainda mais ao próprio negócio.

Para se ter uma ideia de como isso funciona na prática, após a queda do mercado acionário americano em 19 de outubro de 1987, 400 companhias anunciaram novas recompras ao longo dos 12 dias seguintes. Na primeira parte daquele ano, por outro lado, apenas 107 haviam anunciado programas de recompra, quando os preços estavam bem mais altos.

Está aí mais uma observação importante: se muitas empresas estão praticando recompras, vale ficar atento ao quanto o mercado está barato.

Reinvestir no próprio negócio

Em geral, no Brasil é obrigatório distribuir no mínimo 25% dos lucros por meio de dividendos. Porém, toda empresa precisa se capitalizar para reinvestir capital em seu negócio e ganhar escala. Partindo desta premissa, as empresas de crescimento, principalmente, distribuem apenas o mínimo possível de dividendos.

Estas empresas costumam crescer mais no longo prazo, fazendo com que o acionista ganhe com a valorização da ação, e não com os dividendos em si. Prova disso é que há diversas grandes empresas que nunca distribuíram dividendos além do que seria obrigatório.

Esses podem ser alguns efeitos perversos de tributar lucros. Afinal, como toda tributação, trata-se de um incentivo, e tributar lucros pode fazer com que as empresas busquem outras fontes para alocar o dinheiro ou que os lucros a serem tributados sejam menores, ou mesmo de um incentivo para não distribuir lucros aos acionistas.

Vale ressaltar que para algumas companhias pode ser difícil realizar esta prática de reinvestir a maior parte dos lucros, pois elas já são muito consolidadas e não tem mais muito o que expandir. Ou seja, investimentos maciços nesse estágio poderiam soar mais como queima de caixa com projetos pouco promissores ou de baixo retorno.

Antecipação de dividendos

Por fim, trazendo para o contexto atual, tendo em vista que o novo projeto somente deve entrar em vigor no próximo ano, muitas companhias podem correr para pagar aos seus acionistas as reservas de lucros que possuem hoje. Assim, ainda é possível pegar a Lei antiga e escapar dos impostos.

Vale ressaltar, porém, que o projeto ainda poderá ser alterado.

Essa coluna tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Possui finalidade meramente informativa, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas