Dez 2019
11
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2019
11
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Para empresas, gente boa é melhor que dinheiro– avalia Cris Arcangeli

Cristiana Arcangeli já vivenciou muito do mundo de negócios. Ela deixou a odontologia para fundar a empresa de produtos estéticos naturais Phytoervas em tempos de hiperinflação e planos econômicos inefetivos. Para ela, o principal aprendizado de passar por esses períodos de alta instabilidade foi desenvolver o conceito de resiliência e antifragilidade: “muitos fracassam porque não tentaram um pouco mais”.

No entanto, desde quando ela se tornou empresária até a chegada no Shark Tank, o ambiente empreendedor mudou: hoje, milhares de startups surgem ao mesmo tempo em que se multiplicam fundos de investimento no setor. Em meio a esse cenário, a apresentadora alerta que embora os aportes ajudem as empresas inovadoras a escalar suas operações, o empreendedor deve garantir que o investidor se encaixe com os objetivos e valores da empresa.

‘SMART MONEY’ CONCILIA DINHEIRO E CAPACIDADE TÉCNICA

Cris aponta que aceitar qualquer proposta de investimento pode prejudicar as companhias em fase inicial. “As pessoas tem que mudar essa ideia de ‘tenho uma startup e preciso de um aporte’. Os empreendedores devem buscar parceiros por alguma habilidade complementar, não apenas o recurso financeiro”. Em outras palavras, gente boa e alinhada com o propósito do negócio é melhor que qualquer aporte.

Então, como a ‘Shark’ sugere que as empresas busquem recursos financeiros? A resposta está no dinheiro inteligente, ou seja, na escolha de um investidor que traga alguma habilidade complementar para o negócio. “Não é o dinheiro que faz o negócio crescer, é a gestão, a equipe, a qualidade, os relacionamentos. Não adianta eu dar R$10 milhões de reais nas mãos de alguém que não conhece o empreendimento a fundo de um posto de vista técnico”.

Cris disse que aplica muito a visão de valorizar pessoas na escolha das empresas no Shark Tank “a gente acaba comprando mais o empreendedor, que tem garra e sangue nos olhos para entregar o que ele está prometendo. É isso que vai gerar o resultado no longo prazo e não o nosso aporte financeiro”. Em suma, ela acredita que a chave para destravar o potencial do seu negócio é se cercar de gente boa, com habilidades complementares à sua e, se possível, que tragam apoio financeiro.

Palavra do Especialista

Mais consumo e menos governo: os bons resultados do PIB

A publicação dos resultados do PIB do terceiro trimestre de 2019 evidenciou a aceleração do crescimento do país esse ano.

Olhando os dados com mais detalhes, temos ainda outros indicadores apontando para a manutenção e sustentabilidade deste desenvolvimento. A variação positiva no PIB foi puxada, do lado da demanda, principalmente pelo consumo das famílias e pelo investimento.

Em primeiro lugar, ambos indicam que as expectativas sobre o crescimento futuro da economia são boas. Se as famílias estão consumindo e as empresas estão investindo, é porque esperam que melhores dias estão por vir. Segundo, se as instituições voltaram a investir, ampliando sua capacidade de produção, temos como sustentar esse crescimento. Hoje, o desenvolvimento da economia ocorre com utilização da capacidade ociosa existente; amanhã continua ocorrendo com aumento da capacidade instalada.

Outro dado importante foi que o consumo do governo caiu. Para um país que está saindo da estagnação/recessão devido o descontrole fiscal, este sinalizador é importante. Indica que este governo enorme e lento está tentando reduzir o desperdício do dinheiro do cidadão e o nosso crescimento está sendo puxado primordialmente pela iniciativa privada, gerando empregos e criando riqueza.

Postado Agora

Evento debate novo marco do ES para contratação de startups

Você sabia que o Espírito Santo se tornou o primeiro Estado do país a aprovar uma legislação que permite que o poder público firme contratos com startups para projetos de inovação que melhorem os serviços prestados aos cidadãos? Para debater essa legislação e as oportunidades que elas proporcionarão às startups e ao ES, o INNLAW convida para o evento sobre o tema no próximo neste dia 18, no Ângulo Hub (Sicoob Central ES). Inscrições em bit.ly/MarcoRegulatórioES

Postado Agora

Constellation lança curso gratuito sobre ações

Mais uma iniciativa excelente para os investidores brasileiros: A Constellation, gestora de fundos do competentíssimo Florian Bartunek, lançou um curso de investimento em ações 100% gratuito, que contempla tópicos como avaliação de ações e conceitos básicos sobre esse mercado. O objetivo é criar uma ferramenta que auxilie na formação dos investidores brasileiros. Disponível no canal Constellation University no Youtube e no site www.constellationuniversity.com

Postado Agora

Dica de leitura: 'O Antifrágil' por Nassim Taleb

Como usar situações difíceis e imprevisíveis ao seu favor? A lógica de Nassim Taleb no livro ‘O Antifrágil’ é interessante pois rompe com o modelo de que o oposto de fragilidade está em força ou resistência, características de quem é capaz de suportar situações extremas sem se alterar. Se você optar pelo caminho do antifrágil, irá encarar os eventos adversos de frente e se aperfeiçoará diante deles. Assim, chegamos à conclusão que a incerteza e o caos não são situações a serem evitadas, mas sim cenários essenciais para nosso desenvolvimento. Boa leitura.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas