Jan 2020
24
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jan 2020
24
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Hub de inovação e Cadastro Positivo são novidades para lojistas capixabas

Em 2020 a CDL Vitória completa 55 anos de apoio aos lojistas e varejistas no ES. O principal produto da casa continua sendo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que se desdobra em mais de 20 produtos especializados para cada segmento do varejo. Mas com a chegada da nova agenda do Banco Central, a CDL Vitória planeja implementar uma ferramenta que pode beneficiar muitos consumidores: o Cadastro Positivo.

Segundo Estanislau Ventorim, presidente da CDL Vitória, o Cadastro Positivo amplia o acesso ao crédito para uma parcela maior da população: “o trabalhador autônomo que não possui um vínculo empregatício formal, poderá usar seu bom histórico de pagamentos e bom ‘score’ de crédito para acessar uma linha de crédito com menos burocracia”, explica.

Ventorim complementa dizendo que “isso foi possível graças à agenda do Banco Central que prevê o compartilhamento de informações entre instituições financeiras, o que é conhecido como Open Banking. A partir de agora, as instituições financeiras deverão informar ao Banco Central as informações dos clientes, e os clientes poderão levar essa informação para o banco, financeira ou loja que quiserem”. Na prática, isso torna o cliente o verdadeiro dono de suas informações, e reduz as taxas de crédito para ele.

HUB DE INOVAÇÃO PARA 2020

Em 2020, o CDL Vitória também está planejando um Hub de Inovação voltado para o setor de varejo. O espaço será instalado na sede da organização no Centro de Vitória. “O investimento da CDL em tecnologia e inovação aos 55 anos é um sinal de que estamos nos adaptando aos novos tempos e ajudando a introduzir as práticas mais modernas no mercado capixaba.”

Ele explica que o objetivo do Hub é conectar lojistas e empresários com startups que tenham como foco o varejo. O foco é atrair fintechs e retailtechs (empresas de tecnologia para o varejo) que tragam novidades em meios de pagamento, análise de dados e outros serviços que apoiem o varejo. “O objetivo da CDL é representar e apoiar os lojistas nesse novo momento a inovação no mercado de varejo,” conclui Adriano Ohnesorge.

Separação Reino Unido e União Européia: única ou apenas a primeira?

Depois de décadas no mercado comum, o Reino Unido tem fortes ligações econômicas com a União Européia. Assim, a separação entre eles, mesmo que negociada, deve trazer quebra destes laços no curto prazo, podendo reduzir a atividade econômica.

Mas, os benefícios desta separação para o Reino Unido parecem bem claros. Primeiro, irão se livrar do baixo crescimento, do excesso de regulação e tributação que carregam ao terem de comercializar com países da União Européia (por exemplo, na França o gasto público é 56% e a carga tributária 46% do PIB).

Ao saírem do bloco, os britânicos podem buscar parceiros menos regulados e que crescem mais, puxando também seu próprio crescimento e buscando parceiros comerciais com o resto do mundo, tendo acesso a bens mais baratos e/ou de melhor qualidade. Assim, ficam claros os possíveis benefícios para o Reino Unido com a separação da União Europeia. Se esses benefícios se concretizarem, resta a pergunta: seriam essa separação a única ou apenas a primeira?

Postado Agora

Encontro de negócios em São Mateus reúne mais de 100 empresas

Representantes de mais de 100 companhias participaram na última quarta-feira (22) do Encontro de Negócios realizado com participação da FINDES em São Mateus. De acordo com os organizadores, o intuito do encontro é promover a conexão e identificar novas oportunidades de contratos entre, principalmente, grandes empresas do setor de petróleo e gás e fornecedores da região.

Postado Agora

Governo envia pacote de pautas prioritárias ao Congresso

A Secretaria de Governo encaminhou para o Congresso as 32 pautas prioritárias do governo de Jair Bolsonaro que devem ser apreciadas pelos parlamentares neste ano no Senado e na Câmara. São 14 projetos de lei que estão em tramitação no Senado, 15 na Câmara, além do pacto federativo e das reformas administrativa e tributária, que ainda serão enviadas ao Congresso.

Postado Agora

Decacórnio do Brasil chega a 20 milhões de usuários

Desde 2019, o Nubank é a 6ª maior instituição financeira do Brasil, atrás dos bancos tradicionais Itaú, Banco do Brasil, Santander, Caixa e Bradesco, de acordo com o Banco Central. A tendência é que os 20 milhões cresçam em breve com clientes internacionais — a startup anunciou sua expansão para o México e Argentina no ano passado.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas