Jul 2020
10
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jul 2020
10
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Bolsa vai cair ou subir? Juros e outros fundamentos são indicadores

PREÇO/ LUCRO

Esse indicador é obtido por meio da divisão do valor de mercado da companhia, ou seja, de seu preço, pelo seu lucro líquido no último ano. Dessa forma, é possível saber em quantos anos o valor investido retornará sob a forma de lucro. E, assim, determinar se a ação em questão está cara ou barata.

É importante, por isso, analisar o preço sobre o lucro (P/L) que as empresas projetam para os próximos 12 meses. O P/L da bolsa está em uma média histórica de 12 vezes. E já vemos essa média sendo negociada a 18 vezes.

Fica claro, portanto, que, em relação ao lucro projetado para os próximos 12 meses, não há tanto espaço para valorização, porém, ainda existem empresas sendo negociadas em valores menores do que suas médias. Dessa forma a seleção de companhias dentro de cada segmento passa a ser ainda mais importante.

TAXA DE JUROS

Ainda vemos as taxas de juros de longo prazo, podendo ser negociadas em patamares ainda mais baixos, o que reflete em uma visão positiva com relação às políticas do governo no longo prazo.

FLUXO DE INVESTIDORES

Devido aos juros baixos, o número de CPFs na bolsa vem subindo sobremaneira nos últimos anos. Com a pandemia, esse fluxo de entrada ficou ainda maior e este forte efeito tende a continuar nos próximos 12 meses ajudando na força compradora do mercado.

Por tudo isso, entendemos que este é um momento de maior estabilidade. Em eventuais quedas, o que deve permanecer é a volatilidade, mas não esperamos quedas muito fortes, como as vistas no auge da pandemia.

Fazendo a balança entre preços, fundamentos e o comportamento do mercado, ainda entendemos que há espaço para o Ibovespa continuar subindo, próximo aos patamares de 120 mil pontos.

Como o Twitter impacta a bolsa de valores?

O FinTwit é conhecida como a comunodade de investidores, economistas e gestores de investimentos que discutem suas operações no Twitter.

Mas entre o que se faz e o que se fala, há uma grande diferença. Uma pesquisa realizada por Felipe Pontes, diretor da plataforma de educação de investimentos TC School, identificou que, na prática, há uma forte correlação entre os tweets e o movimento de ações da Ibovespa.

“Foi observada associação entre a quantidade de tweets que é postada e os volumes de negócios” e ainda que “e a relação entre a quantidade de tweets postados e o volume de negócios da bolsa é mais forte quando os tweets são dotados de um sentimento negativo”, escreveu o Pontes em um artigo para o Traders Club.

Clique aqui para conferir a análise completa sobre o estudo.

Postado Agora

Marcas capixabas comemoram

Esse ano a Libanesa comemora 100 anos de atividades comerciais. História que começou com Antônio Jacob Saade, avô do atual proprietário César Saade. Antes no Centro, agora na Praia do Canto. Parabéns!

Postado Agora

Marcas capixabas comemoram #2

A marca capixaba Origens (@origens) do nosso amigo Rafael Miranda comemora hoje 1 ano da inauguração da nova loja na Orla de Camburi. Mesmo em meio à crise, Rafael abriu nova unidade no Shopping Vitória.

Postado Agora

Varejo avança na Bolsa

Varejo avança na bolsa com altas expressivas de Lojas Americanas, B2W e Via Varejo (via @economiasemfronteiras)

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas