Ago 2020
7
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Ago 2020
7
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Espírito Santo é o maior consumidor de vinhos e estado que mais abriu cervejarias

O Sul e Sudeste concentram 80% das cervejarias do Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), na edição mais recente do Anuário da Cerveja. No levantamento, o Espírito Santo é apontado como o estado que alcançou o maior crescimento do número de cervejarias, que foi 100%. Hoje, o estado possui 34 produtoras do fermentado, sendo o 7º maior do país em números absolutos.

Sobre o mercado de cervejas artesanais, Alonso Pallazo, fundador da cervejaria Vikings, enxerga que “o mercado de cervejas artesanais se tornou muito competitivo no Espírito Santo e no Brasil, o que exige constante evolução do setor. No pré-pandemia, apostamos em um modelo de negócio baseado em bares.”

Contudo, esse cenário mudou. Alonso afirma que, com o isolamento social, “nos adaptamos rapidamente e aceleramos a produção de cerveja em latas”. Alonso nos conta que pretende disponibilizar a venda de cervejas artesanais em lata em supermercados do estado com preços competitivos frente aos produtos industriais.”

Para o empresário Léo Leal, sócio de uma cervejaria Convento, na Serra, foi a abertura das microcervejarias que levou a uma apreciação maior dos capixabas pela bebida. “O consumo da cerveja artesanal era muito restrito. Agora está mais disseminado e quem nunca tinha provado, experimentou e gostou. Passou a consumir com frequência e impulsionando o setor”, avaliou.

COMPROWINE ABRE AS ADEGAS MAIS EXCLUSIVAS DO BRASIL

O Espírito Santo também se destaca no mercado de vinhos. O estado tem o maior consumo de vinho per capita do Brasil com 6,2 L/habitante, à frente do Rio Grande do Sul, segundo colocado com 5,46 litros por habitante.

Um dos entusiastas desse mercado é o diretor-geral da Comprocard Wilson Richa, que está também à frente da Comprowine, um marketplace digital de vinhos.

A Comprowine propõe aos seus usuários um ambiente de negócio onde qualquer usuário pode comprar vinhos e também vendê-los– algo inédito até então.

Quem se dispõe a visitar o site logo percebe que se trata de uma carta extremamente especial e diversificada, construída pelos diversos vendedores. O site aponta que são mais de 21 mil produtos disponíveis.

No site estão listados para venda vinhos para todos os gostos e bolsos: desde as garrafas mais acessíveis até os Supertoscanos, Bordeaux das mais altas classificações (possui todos os cinco Premier Cru Classé), safras raras de Borgonha e os tintos Ibéricos mais disputados.

Destilados: gin capixaba é recebe maior pontuação da América Latina

O ES também está se tornando referência nos destilados: Vitória recebeu a primeira microdestilaria urbana de gin da América Latina: a Dry Cat, fundada por Luiz Flávio Breda e Ari Oliveira.

Após ser premiada em 2019, em 2020 todas as três variedades de gins comercializadas pela Dry Cat foram premiados no London Spirits Competition 2020 em Londres, cidade-sede do gin no mundo.

A primeira destilaria urbana do Brasil foi destaque com o lançamento do Nut Gin, que carregou o único ouro do Brasil para casa, além de receber a maior pontuação da América Latina: 92 pontos de 100 possíveis.

Agora, eles recebem novo sócio com expertise em varejo, com a ajuda de quem eles planejam aumentar produção em duas vezes e iniciar a expansão nacional.

Postado Agora

Ações

Magazine Luiza abre caminho na publicidade com duas aquisições

Postado Agora

Resultados

Banco do Brasil tem lucro de R$ 3,3 bilhões no segundo trimestre, queda de 25%

Postado Agora

Bolsa

Ibovespa volta a fechar em alta acima dos 104 mil pontos, acompanhando bolsas americanas. Dólar segue acima dos R$ 5,30

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas