Ago 2020
14
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Ago 2020
14
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

"Não há receita pronta para reestruturação de dívidas– há riscos no processo"

Por Pedro Dias | Para as empresas, a taxa básica de juros nos menores patamares da história (2%) torna mais viável a “troca” de um empréstimo contratado a juros mais altos por um financiamento novo, com base no atual cenário. Contudo, a medida certa entre a renegociação dos débitos, a tomada de novo capital e até mesmo a amortização antecipada com grandes descontos é o desafio que o empresário deve estar atento e se possível, bem assessorado por um corpo jurídico.

No que tange à renegociação da dívida, é necessário que o empresário entenda que não basta renegociar e seguir com a mesma gestão financeira. A operação da empresa também terá que acompanhar o movimento, se adequando ao que muito tem se chamado de “novo normal”. Entre as novas práticas estão: redução de custos de produção, otimização de canais de venda, ampliação da abrangência de sua atuação e busca por novos mercados consumidores.

Acompanhado desses fatos, o indispensável plano de pagamento da dívida, através da projeção de fluxo de caixa com fundamento na nova realidade, a análise dos recursos que a empresa dispõe para casos de emergência, readequação dos estoques e da própria necessidade de Capex.

É muito importante que tudo esteja devidamente mapeado para que o novo financiamento não volte a ser sinônimo de mais prejuízo.

Para as empresas já em condição de prejuízos recorrentes e com o caixa completamente comprometido, a saída em grande parte das vezes pode ser a negociação de débitos já vencidos com grande desconto, inclusive sobre o valor principal.

Esse tipo de negociação é influenciada por diversos fatores, dentre eles, o histórico de relacionamento do empresário com a instituição financeira, o prazo de vencimento da dívida e das garantias envolvidas no contrato original.

Esse movimento tem sido possível diante da liberalidade dos bancos em entender que em muitos casos, o melhor é a garantia de um pagamento à vista, mesmo que com grande aplicação de desconto, a uma incerteza que vem acompanhando todo o mercado de crédito durante a pandemia e o receio de uma reação em cadeia com a dificuldade em progressão geométrica de toda a cadeia de fornecimento de bens e serviços.

Não há receita pronta para o processo de reestruturação das dívidas, reescalonamento, refinanciamento e quitação antecipada de parcelas vencidas. O importante é que a empresa e o empresário estejam cientes de que o melhor caminho é a boa fé diante dos credores e a busca pela negociação devidamente assessorada por profissional competente e com experiência nesse tipo de situação.

Compliance Previdenciário: oportunidade de compensação de tributos

Por Rodolpho Pandolfi | Por meio do mecanismo de trabalho que podemos chamar de “Compliance Previdenciário”, muitos empresários estão recuperando créditos tributários eventualmente pagos a mais, especialmente quanto às contribuições previdenciárias sobre verbas indenizatórias na folha de pagamento.

O trabalho desempenhado envolve uma análise estratégica, assegurando à empresa o cumprimento de todas as regras e leis impostas para o segmento de sua atuação, e admite a compensação de tributos pagos indevidamente nos últimos cinco anos, possibilitando ao empresário reaver esses valores de forma administrativa, ou seja, sem a necessidade de uma intervenção judicial.

Postado Agora

Resultados: Via Varejo

Via Varejo sai do prejuízo, lucra R$ 65 milhões, e promete foco no marketplace

Postado Agora

Rombo

BID vai emprestar US$ 1 bi ao Brasil para custear auxílio emergencial e Bolsa Família

Postado Agora

Resultados: Marfrig

O balanço do segundo trimestre da Marfrig (MRFG3) valeu pela performance de um ano todo, avaliou o Credit Suisse

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas