Dez 2020
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2020
9
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Programa iNO.VC conecta indústria com ecossistema de inovação

O programa de inovação iNO.VC, desenvolvido na ArcelorMittal Tubarão, Contagem e Vega (SC) surgiu a partir de uma provocação do Mr. Mittal, como é conhecido o principal acionista da ArcelorMittal, Sr. Lakshmi Mittal. Ele detém 38% da siderúrgica e foi listado como a terceira pessoa mais rica do mundo em 2005.

Paulo Wanick, CFO da ArcelorMittal Tubarão contou no último Programa Mundo Business que, em uma reunião em Londres, Mr. Mittal questionou sobre a estratégia digital da siderúrgica. “A partir desse questionamento, tivemos a inspiração para desenvolver uma estratégia digital para a ArcelorMittal, a qual foi batizada de iNO.VC”, conta Wanick. O principal objetivo do programa é acelerar a transformação digital da indústria, caminhando em direção à chamada Indústria 4.0.

Segundo Wanick, o programa iNO.VC se desdobra em duas vertentes: uma interna, que trabalha com as potencialidades que a tecnologia pode trazer para os diferentes setores e processos da ArcelorMittal. Já a vertente externa, que se materializou com o hub de inovação do iNO.VC, propõe uma interação com o ecossistema.

Nesse sentido, o CFO da ArcelorMittal Tubarão explica que “Através de startups, insituições de ensino, fazemos uma interação que pode trazer soluções para os nossos problemas. Somos apoiados pelas principais universidades, laboratórios de inovação, como o Findeslab, o Movimento Capixaba pela Inovação e as centenas startups que trazem soluções para as dores da ArcelorMittal.”

Wanick ainda argumenta que os programas de inovação da indústria contribuem diretamente para a geração de riqueza para a sociedade. “No Espírito Santo, a ArcelorMittal corresponde a 14% do PIB, sendo economicamente muito relevante. As iniciativas de inovação que trazem melhorias operacionais e mais eficiências à nossa indústria geram diretamente mais oportunidades e riqueza à sociedade.”

Já Lincoln Rezende, gerente de inovação digital da ArcelorMittal Tubarão, afirma que um dos principais propósitos do iNO.VC é buscar soluções para as dores da siderúrgica de Tubarão em parceria com o ecossistema (academia, empresas, startups,etc). “Neste ano, por conta da pandemia, buscamos soluções para controle de temperatura dos nossos funcionários através de wearables e câmeras térmicas, como a pulseira da startup capixaba Dersallis, que também ajuda a medir a atenção do funcionário em atividades críticas e aumenta a segurança.”

Pedro Guizardi, CEO da Dersallis, conta que foi fundamental para a startup estar dentro do hub de inovação do programa iNO.VC, pois abriu as portas da ArcelorMittal para aplicar a tecnologia, aprimorar, aprender com eles e fazer a empresa evoluir.

Prêmio Líder Empresarial 2020

Conversamos com os empresários que foram destaque em seus setores

A 20ª edição do Prêmio Líder Empresarial, que aconteceu no Le Buffet Master, em Vitória, reuniu os principais nomes do empresariado capixaba, além do Governador do Estado, Renato Casagrande.

A premiação, que reconhece os líderes capixabas que se destacam anualmente, foi conduzida pelos apresentadores Andressa Missio e Fernando Fully. Ao longo do evento, 41 líderes vencedores do prêmio subiram ao palco para receberem o troféu, representando seus segmentos. A homenagem especial da noite foi para Luiz Coutinho, do Grupo Coutinho, eleito Líder do Ano.

A cobertura completa e conversa com os líderes ficaram por conta de Aghata Avanza e eu, Ricardo Frizera.

Postado Agora

Evento Folha Business reúne principais líderes públicos e empresariais em Vitória

Após a vinda do Ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas para o primeiro Folha Business, o convidado para esta edição é Rogério Marinho, da pasta do Desenvolvimento Regional. Marinho vai compor um key note ao lado do deputado federal Felipe Rigoni.

Postado Agora

Infraestrutura em pauta no Folha Business

O painel sobre infraestrutura, mediado pelo CEO da Apex Partners, Angelo Dalla Bernardina, terá como convidado Renato Mazzola, sócio no BTG Pactual e Head da Equipe Global de Infraestrutura do banco

Postado Agora

Mundo Business multiplataforma

O projeto Mundo Business mutiplataforma tem programas exlcusivos na TV Vitória/Record TV, na Pan News e no Folha Vitória. O propósito, em todos os nossos conteúdos, é pautar os negócios e investimentos que movimentam nossa economia e as lideranças que constroem o PIB do Espírito Santo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas