Mar 2021
3
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Mar 2021
3
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Disponibilidade de matérias-primas foi decisiva para investimento em Linhares

A escolha por Linhares para sediar a empresa está ancorada pelo fato do Espírito Santo ser considerado o maior produtor de café conilon do país, principal matéria-prima para a produção do café solúvel.

Das 15 milhões de sacas produzidas no Brasil, o Espírito Santo é responsável por 66% de toda a produção nacional, ou seja, 10 milhões de sacas. Deste total, as regiões norte e noroeste do Estado produzem 7,5 milhões de sacas.

Outro fator que foi decisório na instalação da Olam em território linharense é a disponibilidade hídrica do município (o aquífero Rio Doce), ponto fundamental para o processo produtivo do café solúvel.

No pico das obras deverão ser gerados entre 125 a 250 vagas de empregos diretos, com oportunidades para diversas áreas como pedreiros, pintores, soldadores, mecânicos, técnicos e ajudantes, além de profissionais das áreas administrativas e gerencial.

Para a operação da fábrica de café solúvel estão previstos 253 funcionários envolvidos nas atividades operacionais e administrativas.

OLAM INTERNACIONAL

Fundada em 1989, a Olam é líder em alimentos e agroindústria, operando em toda a cadeia de valor em mais de 60 países, fornecendo vários produtos para mais de 19.800 clientes em todo o mundo, e conquistou posições de liderança em muitos dos seus negócios, como Cacau, Café, Algodão, Nozes Comestíveis e Especiarias.

A Olam Coffee opera no Espírito Santo desde 2005, trabalhando com a exportação de todas as qualidades de café. Em 2012, abriu um armazém próprio em Nova Venécia, com foco na comercialização de Conilon, e a unidade de Muniz Freire, voltada para a exportação de café Arábica.

Espírito Santo: maior polo de exportação de café solúvel do mundo

Cris Samorini, Presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), destacou que “recebemos na Findes os representantes da Café Olam em fevereiro. Eles vieram falar sobre o início das obras, mas havia restrições sobre o anúncio oficial, que só podemos comentar agora. Hoje o Espírito Santo representa 7% das exportações de café solúvel do Brasil. Em dois anos, representará 27% e em 5 anos, será mais de 45%. Com isso, o Espírito Santo se tornará em 5 anos o maior polo de exportação de café solúvel do mundo. Isso é muito importante para a indústria do Espírito Santo e do país e abre muitas oportunidades de negócios e empregos na região, onde temos também a previsão de expansão de portos”.

Postado Agora

Agro Business em pauta

Este colunista está em agenda pelo interior do estado ao lado de produtores rurais e empresários do agronegócio, em Linhares e São Gabriel da Palha. Também no ‘road show’ a agrônoma e comunicadora do agro Stefany Sampaio, que a partir de abril assinará a coluna Agro Business no Folha Vitória.

Postado Agora

Com investimento de R$ 2,6 mi, grifes chegam ao ES

Duas grifes internacionais, Tommy Hilfiger e Calvin Klein, trazem lojas ao Espírito Santo a partir do próximo dia 25 de março. As lojas estarão localizadas no Shopping Praia da Costa, e tem investimento inicial previsto de 1,3 milhões de reais cada.

Postado Agora

Declare suas criptomoedas

O prazo para o Imposto de Renda começou e criptoativos devem ser declarados. Bitcoin, altcoins e tokens ganharam códigos próprios na declaração deste ano.

Postado Agora

Dólar em alta

Dólar ronda R$ 5,70 mesmo após intervenções do Banco Central

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas