Out 2021
20
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Out 2021
20
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Ministro anuncia ferrovia Colatina-Linhares pelas redes sociais

Setor privado pode construir mais de 2.200km de ferrovias no ES

A diversificação dos modais de transporte é uma pauta prioritária desde que Tarcísio Gomes de Freitas assumiu a pasta da Infraestrutura no Governo Federal, dando início impulso à diversificação dos modais de transporte brasileiros.

Com o choque de capital privado na infraestrutura brasileira, os investimentos se multiplicaram, alcançando cifras bem superiores à capacidade de investimento pública.

Considerando apenas investimentos em ferrovias, o Ministério da Infraestrutura (Minfra) já recebeu 21 requerimentos de investidores privados, que somam R$ 83,7 bilhões em aportes. Quatro desses requerimentos são de ferrovias que cortam o ES.

Um dos pedidos protocolados no MInfra é para a construção nova ferrovia com 100 km de extensão, que ligará os municípios de Colatina/ES e Linhares/ES. A linha férrea terá capacidade de transportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, segundo informações do MInfra.

A pasta de Tarcísio também recebeu requerimento da Petrocity para construção da “Estrada de Ferro JK”, que terá 1.108 km e ligará Brasília e Barra de São Francisco (ES). A expectativa de investimento de R$ 13,5 bilhões.

Além disso, o setor privado já demonstrou interesse em construir outras linhas férreas no ES, como a ferrovia São Mateus-Ipatinga (42 0 km) e Presidente Kennedy-Conceição do Mato-Sete Lagoas (610 km).

Para se tornar realidade, o Novo Marco das Ferrovias, que possibilita o regime de autorização após esses protocolos, precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados e sancionado pela presidência da República. O projeto já foi aprovado no Senado. No encontro 5º Folha Business, na última sexta, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM/MG) afirmou ter boas expectativas de que os deputados federais aprovem o projeto ainda em 2021.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas