Nov 2021
2
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Nov 2021
2
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Conheça a história da capixaba Agrai

Em outubro de 2018, o engenheiro florestal José Eduardo Scardua, de Aracruz, dava início ao sonho de empreender. Foi nesse ano que ele fundou um delivery de frutas, verduras e legumes (FLV) orgânicos batizado de Raíz Capixaba.

Porém, ele logo enfrentou um obstáculo para seu modelo de negócio, a famosa lei da oferta e da demanda: havia uma dificuldade para conciliar o que os produtores tinha de disponibilidade para entrega e o que os consumidores estavam demandando.

Frente a essa situação, José Eduardo decidiu mudar os rumos da Raiz Capixaba e investir em tecnologia para tornar o mercado de frutas e verduras orgânicos mais eficiente.

A ideia do engenheiro florestal foi transformar a oferta e a demanda em dados e fazer uma conexão entre elas. “Com essa tecnologia, mercados e restaurantes passaram a poder garantir o fornecimento de orgânicos no futuro e os produtores garantirem uma venda mais ágil, reduzindo perdas. Isso se resume em mais previsibilidade para quem compra e quem vende”, explica José Eduardo.

Assim, o e-commerce deixou de atender consumidores finais e passou a fornecer vegetais orgânicos diretamente para negócios– agora com o nome de Agrai. No mundo das startups, essa guinada é conhecida como ‘pivotar’.

No começo de 2020, dois grandes varejistas e um restaurante da Grande Vitória acreditaram na proposta da Agrai e passaram a garantir seu fornecimento de orgânicos. Foi nessa etapa, que a Agrai verificou que seu serviço resolvia dores reais dos clientes– conhecido no meio das startups como ‘product solution fit’– e recebeu seu primeiro investimento.

Olhando para o futuro, o fundador da Agrai quer expandir a área de atuação, aumentar o time e agregar cada vez mais produtores e compradores em sua plataforma.

E para ajudar a financiar esse crescimento, a Agrai entrou no Espírito Startups em busca do prêmio de R$ 400 mil reais. Mas para chegar lá, eles vão ter que convencer os jurados que são a startup mais inovadora e a mais preparada!

Postado Agora

"A liberdade foi cancelada?"

Este é o tema do 9º Fórum Liberdade e Democracia de Vitória, o maior evento de conteúdo do Espírito Santo, realizado pelo Instituto Líderes do Amanhã. Em formato híbrido, este ano o evento acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória e on-line. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas neste link.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas