Ago 2022
3
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Ago 2022
3
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Entenda o que é 'rating' e porque o Bandes renovou a classificação elevada

O rating é uma “nota” emitida por agências classificadoras de risco que avaliam aspectos financeiros e a capacidade do avaliado, seja uma empresa, país ou título de honrar suas obrigações financeiras dentro do prazo.

A classificação AA significa que a instituição tem um risco muito baixo de ir à falência ou dar calote no longo prazo. Isso significa que existe um bom equilíbrio entre as obrigações financeiras do Bandes e o seu patrimônio, ou seja, o banco é solvente.

Na classificação risco de curto prazo, o Bandes recebeu a classificação  F1+ (bra), que é a maior nota, F1, com a adição de um +, conferido somente a instituições financeiras altamente líquidas (capazes de honrar com suas obrigações no curto prazo).

A agência considerou ainda como um aspecto positivo o modelo adotado pelo Bandes em seus controles internos, compliance e gestão de riscos.

Outro aspecto destacado no relatório da agência e que colaborou para a boa avaliação da instituição foi a nota A dada ao Governo do Espírito Santo, pelo Tesouro Nacional para Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). Este indicador tem impacto na avaliação do banco, pois o Bandes é uma empresa com controle majoritário do Governo do Estado.

“Por conta da boa situação fiscal, o estado não precisaria desfazer de suas estatais para adimplir com eventuais débitos”, acrescentou o presidente do Bandes, Munir Abud.

O diretor de Administração e Finanças do Bandes, Sávio Bertochi Caçador, destacou que a mudança estratégica do banco proporcionou uma redução brusca da inadimplência em um ano– o que é bem visto pelos classificadores de risco.

Em 2021, o índice de inadimplência caiu mais da metade: de 7,1% no início do ano para 3,2% no fechamento, o que contribuiu para um lucro recorde de R$ 50 milhões.

Com a nota AA, o Bandes se credencia, entre outras possibilidades, para ampliar a captação de recursos em bancos multilaterais internacionais.

“Estamos buscando crédito no mercado internacional para fomentar a economia capixaba. Essa classificação positiva facilitará novas operações com o BID e uma operação inédita com o Fonplata”, anunciou o presidente do banco, Munir Abud.

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas