Economia

Após maior alta do ano, número de capixabas endividados cai em dezembro

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) mostra melhora na percepção das famílias em relação ao seu endividamento

Estudo mostra que número de endividados teve ligeira queda em dezembro Foto: Divulgação

Após a maior alta de endividamento do ano registrada em novembro – 72,6% –, o percentual de famílias endividadas em dezembro apresentou um tímido recuo, ficando em 72,5% (76.930 endividados). Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

A queda no total de endividados foi mais evidente entre as famílias com renda mensal acima de 10 salários mínimos: passou de 79,2% para 70,1% entre os dois últimos meses de 2014. Já entre famílias com renda mensal abaixo de 10 salários mínimos, o percentual subiu 1,3 ponto percentual, alcançando 72,9%.

Redução de inadimplentes

Desde agosto, o percentual de inadimplentes vem caindo em média 1,5% a cada mês. Acompanhando a queda de 0,1% no total de endividados, o percentual de consumidores que afirmaram não ter condições de quitar as dívidas chegou a 4,9% em dezembro em relação ao mês anterior (5,3%) – atingindo o menor patamar em 2014.

De maneira semelhante, o número de consumidores com contas atrasadas apresentou terceira retração seguida, passando de 22,5% em novembro para 20,8% em dezembro (22.029). 

Pontos moeda