Economia

BC reconhece desaceleração do crédito em um ano

Redação Folha Vitória

Brasília - O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, avaliou que a tendência do crédito tem sido de moderação do crescimento. Segundo ele, dezembro é um mês sazonalmente mais forte, mas ele observou que a alta de 2% no crédito total foi menor do que o registrado em dezembro de 2013. "Tivemos comportamento bom para o crédito livre e moderação do direcionado na margem em 2014", explicou.

Segundo Maciel, esse movimento de moderação também é influenciado, entre outros fatores, pelo crédito imobiliário, que na visão dele, "cresce a um ritmo relevante, mas mostra moderação a cada mês". Ainda assim, ele diz que a tendência do crédito imobiliário é de crescimento maior do que o das demais linhas.

Ele relatou ainda que nesse movimento de redução do ritmo, houve moderação do crédito rural no último mês de 2014. Maciel explicou que esse movimento, no entanto, tem efeito estatístico. O saldo das operações para essa modalidade havia se expandido mais fortemente em 2013 e o mesmo efeito não se viu no ano passado. Maciel ponderou que no caso de capital de giro, que também mostrou um ritmo menor de avanço, reflete a atividade econômica menor em 2014 frente a 2013. "A tendência do crédito tem sido de moderação do crescimento", reforçou.

Pontos moeda