Economia

Brasil produziu 5% mais cerveja em 2014, diz a CervBrasil

Redação Folha Vitória

São Paulo - A produção brasileira de cerveja alcançou 14,1 bilhões de litros em 2014, volume 5% superior ao do ano anterior, informou a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), com base em dados consolidados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. Em dezembro, a produção da bebida totalizou cerca de 1,5 bilhão de litros, crescimento de 0,9% em relação a dezembro de 2013. Na comparação com novembro de 2014, o aumento foi de 1,3%.

Ainda de acordo com a CervBrasil, a inflação da cerveja medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA) acumulou alta de 9,7% no ano, ficando acima do índice de Alimentos e Bebidas, que foi de 8%, e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) Geral, que chegou a 6,4%.

Para 2015, a expectativa é de uma manutenção dos volumes produzidos no ano passado. Segundo a associação, apesar de um cenário macroeconômico difícil, o aumento dos juros neste ano deve refletir sobre produtos dependentes de crédito, o que pode significar uma boa oportunidade para produtos como alimentos e bebidas.

Pontos moeda