Economia

Kerry pede crescimento no comércio entre EUA e Índia

Redação Folha Vitória

Ahmedabad - O Secretário de Estado norte-americano John Kerry pediu neste domingo uma rápida expansão dos laços comerciais com a Índia durante uma presença em conferência que precede uma visita do presidente Barack Obama ao país. Kerry comandou a delegação dos Estados Unidos em uma convenção de investimentos em Ahmedabad.

Kerry considerou que era imperativo que os laços econômicos entre os dois países crescessem pelo bem do desenvolvimento da Índia, redução da pobreza e combate a mudanças climáticas. "Podemos fazer mais juntos, devemos fazer mais juntos, e temos que fazer isso mais rápido", disse Kerry ao público.

Comércio e investimentos entre EUA e Índia cresceram nos últimos anos, aumentando mais de cinco vezes desde o ano 2000. Apesar disso, ainda há obstáculos em razão de legislações restritivas da Índia e preocupações sobre propriedade intelectual. Outra preocupação são conversas sobre problemas de responsabilidade os quais têm impedido operadores norte-americanos de energia nuclear de fazerem negócios na Índia.

Autoridades dos EUA dizem que estão trabalhando em um acordo que incluiria propostas sobre energia solar, um plano para fornecimento de energia a regiões rurais e potencialmente um pacto de redução de emissões de carbono. A expectativa é de que o acordo possa ser assinado quando Obama visitar a Índia no dia 26 de janeiro.

Ano passado, para surpresa de muitos, Obama fechou um pacto de redução de emissões de carbono com a China durante uma visita a Pequim. Os Estados Unidos, a China e a Índia são os maiores emissores do mundo.

Kerry tem feito do combate às mudanças climáticas uma prioridades. Ele já fez vários discursos sobre os perigos envolvendo o planeta caso uma ação urgente não seja tomada. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda