Economia

MME anuncia série de medidas para adicionar 1,5 mil MW ao sistema elétrico

Redação Folha Vitória

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou nesta terça-feira, 20, uma série de medidas para adicionar ao sistema 1,5 mil megawatts (MW). Braga disse que as ações preparadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) têm como principal objetivo reforçar a energia na Região Sudeste. O ministro destacou que o sistema está preparado para atender a picos de demanda de energia em todas as regiões do País.

Entre as medidas anunciadas está o reforço na produção e transferência de 300 MW de energia da usina de Itaipu para o sistema. Braga disse ainda que a abertura da ligação entre as regiões Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste vai adicionar 400 MW ao sistema. A ressincronização da usina de Angra 1 vai proporcionar um adicional entre 100 MW e 200 MW.

Braga já havia dito que uma parte do parque de usinas térmicas da Petrobras vai voltar a produzir energia após um período de manutenção preventiva. Essas usinas começam a retomar a produção a partir de 20 de janeiro até 18 de fevereiro e vão adicionar 867 MW ao sistema.

O ministro reiterou que o sistema elétrico brasileiro é robusto e seguro, mas está sujeito a "intercorrências". "Somadas todas essas medidas, vamos adicionar 1,5 mil MW para fortalecer o sistema, para que intercorrências como as de ontem tenham um nível de segurança ainda maior", completou.

Pontos moeda