Economia

Banco do Japão faz avaliação mista de economias regionais

Redação Folha Vitória

Tóquio - O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) fez hoje uma avaliação mista das economias regionais do país, num momento em que a perspectiva de crescimento e dos preços domésticos torna-se cada vez mais incerta, em meio à instabilidade nos mercados financeiros mundiais.

Em documento trimestral sobre economias regionais, conhecido como "relatório sakura", o BoJ apresentou uma visão mais pessimista para a área de Kinki, ao redor de Osaka, e melhorou seu panorama para a região de Tokai, que inclui a importante cidade de Nagoya. Ambas as regiões são centros manufatureiros.

O rebaixamento de Kinki foi o primeiro de uma região japonesa desde janeiro de 2015. No relatório anterior, de outubro, o BoJ manteve sua visão inalterada para todas as regiões.

Segundo o documento, a economia da área de Kinki está se "recuperando moderadamente", enquanto a de Tokai está "se expandindo em ritmo moderado". No relatório anterior, Kinki estava apenas se "recuperando", enquanto Tokai se "recuperava de forma estável". No linguajar do BoJ, "expansão" tem uma conotação mais positiva do que "recuperação".

O relatório sakura, semelhante ao Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), é basicamente elaborado pelas 32 distritais do BoJ. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda