Economia

Setor de plásticos registra crescimento de 1,4% e promete avanços em 2018 no ES

No Espírito Santo o balanço do setor foi positivo, segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado (Sindiplast-ES)

O setor capixaba ganhou mais duas empresas de destaque | Foto: Divulgação/Pexels

O ano de 2017 foi significativo para o setor de Transformados Plásticos, que registrou crescimento de 1,4% de janeiro a outubro em relação ao mesmo período de 2016. No Espírito Santo, o balanço também foi positivo segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado (Sindiplast-ES), Gilmar Régio.

O setor ganhou mais duas empresas de destaque. A Duro PVC, localizada em Linhares, aplicou aproximadamente R$ 10 milhões em sua fábrica e criou cerca de 600 empregos, entre diretos e indiretos. A empresa é responsável pela produção de tubos em PVC rígido para construção civil, irrigação e forros em PVC. Já a Aladdin-PMI investiu cerca de R$ 8 milhões e abriu 150 oportunidades de trabalho em Cariacica. A fábrica confecciona produtos térmicos e de utilidades domésticas.

De acordo com Gilmar Régio, em parceria com a Seag, o sindicato trabalha para levar informações técnicas qualificadas sobre o potencial do plástico na agricultura, buscando, dessa forma, fortalecer o diálogo com potenciais clientes do setor. Isso levou a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado, no mês de outubro.

Uma Agenda Sindical 2017-2020 está sendo elaborada com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), reunindo as principais demandas do Sindicato e de seus associados para promover o crescimento do setor de forma sustentável.

“As missões empresariais nacionais e internacionais articuladas pelo Sindiplast-ES foram outras iniciativas que merecem destaque, pois proporcionaram um contato importante com novas indústrias, conhecimentos e experiências para os empresários do Espírito Santo. Foram incentivos para eles investirem em novas tecnologias, visando aumentar a produtividade e melhorar a competitividade”, afirmou o presidente do Sindiplast-ES.

Para o próximo ano, a expectativa é que o setor de Transformados Plásticos obtenha um desempenho melhor. Gilmar Régio ressalta que, com a nova Lei da Terceirização e a Reforma Trabalhista, espera-se que a economia prospere. “A perspectiva é de crescimento na produção física e no faturamento na ordem de 3% em relação a este ano, e o crescimento no emprego na ordem de 0,6%”, conclui.

Pontos moeda