Economia

Mais de 14 mil capixabas aguardam resposta do INSS; governo anuncia medidas para reduzir fila de espera

De acordo com o órgão, em dezembro, foram feitos mais de 5.600 pedidos no Espírito Santo. Já em nível nacional, são mais de 1,3 milhão

Foto: TV Vitória

As mudanças provocadas pela reforma da Previdência causaram grandes filas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o Brasil. Aqui no Espírito Santo, mais de 14 mil capixabas estão com processo em aberto no INSS e aguardam uma resposta por parte do órgão, para pedidos de aposentadoria, pensão, ou algum outro benefício, há mais de 45 dias.

De acordo com o órgão, em dezembro, foram feitos mais de 5.600 pedidos no Espírito Santo. Já em nível nacional, são mais de 1,3 milhão. 

 Zélia da Silva Gomes, dona de um pet shop em Vila Velha, está entre os capixabas que aguardam o retorno do pedido de aposentadoria. Ela entrou com a solicitação quando completou 56 anos e já está esperando há seis meses, tempo bem acima dos 45 dias determinados pela lei. 

Segundo o advogado previdenciário Daniel Monteiro, além das mudanças recentes, o aumento da espera pode estar relacionado à facilidade de acesso por meios eletrônicos. Isso porque, a partir de 2018, começou a ser possível fazer o requerimento da aposentadoria por aplicativo, fator que aumentou o número de processos a serem analisados. 

"Para deferimento de benefício, essa fila era de aguardo para atendimento presencial, então não entrava nessa estatística da fila para concessão de benefício", explicou o advogado.

Para amenizar a situação, o governo federal anunciou que vai implantar medidas para reduzir essa demanda. Entre elas está a contratação de  7 mil militares da reserva que devem ser treinados em fevereiro e março para começar a atuar em abril. Eles farão o serviço de atendimento para que os funcionários cuidem da parte de análise dos pedidos.

Pontos moeda