Economia

Produção da indústria capixaba registra 2ª maior queda do Brasil em novembro

Os dados, da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE, são referentes a produção industrial do ES em novembro de 2019

Foto: Reprodução

A indústria capixaba registrou a segunda maior queda de produção do Brasil em novembro de 2019. De acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE, a taxa de crescimento da produção industrial do Espírito Santo apresentou queda de 4,9%. O estado perdeu apenas para o Paraná, que registrou queda de 8%. Esse foi o segundo mês consecutivo de recuo mensal na produção da indústria capixaba.

O dados da produção industrial acumulada de 2019 é ainda mais negativo. Entre janeiro e novembro a indústria nacional acumulou uma taxa de crescimento no ano de -1,1%. Para o Espírito Santo a variação da produção industrial acumulada em 2019 teve queda de 14,9%.

Entre as atividades da indústria capixaba as que registraram as quedas mais intensas neste período foram a Celulose, papel e produtos de papel (-36,0%), a Indústria extrativa (-19,6%) e a Metalurgia (-9,8%). 

A taxa anualizada, variação acumulada em doze meses, mostrou recuo de 13,5% para a indústria geral, um resultado inferior ao registrado em outubro, de -11,1%. Essa queda da variação em novembro foi observada para a produção da Indústria extrativa, de Celulose, papel e produtos de papel e da Metalurgia.

No estado capixaba a produção industrial registrou variação negativa em todos os meses do ano de 2019, se comparada ao mesmo mês do ano anterior.  inclusive para o mês de maio, quando a base de comparação teve uma forte contração devido à greve dos caminhoneiros em 2018. Assim, enquanto a indústria nacional mostrou algum dinamismo nos meses de setembro e outubro, a indústria capixaba vem demonstrando dificuldade em iniciar uma recuperação.

* Com informações da FINDES / IDEIES

Pontos moeda