Economia

Baixos ganhos dos bancos estrangeiros no Brasil limitam expansão, diz Fitch

Redação Folha Vitória

São Paulo - Os lucros reduzidos dos bancos estrangeiros com as atividades no mercado brasileiro provavelmente forçarão algumas instituições a rever seus planos de expansão no País, segundo avaliação da agência de classificação de risco Fitch.

Os menores ganhos em 2014, de acordo com a agência, refletem o ambiente desafiador do Brasil, diante da desaceleração das emissões nos mercados de capitais e dos negócios envolvendo fusões, aquisições e empréstimos.

"O Brasil continua sendo um mercado estratégico para a maior parte das empresas globais, apesar de sua fraca performance ao longo dos últimos três anos", pontua a Fitch, acrescentando que o robusto mercado consumidor brasileiro e o papel de exportador de commodities fazem com que o País ainda atraia investimentos estrangeiros.

O cenário macroeconômico no Brasil, afirma a Fitch, deve continuar desafiador. Por isso, a agência diz acreditar que os bancos estrangeiros no país poderão buscar oportunidades de aquisição de instituições de pequeno e médio portes. Mas um crescimento significativo da participação dos bancos estrangeiros no mercado brasileiro é considerado improvável.

Pontos moeda