Economia

FMI diz que não há conversas com Grécia para mudar estrutura da dívida

Redação Folha Vitória

Londres - O Fundo Monetário Internacional (FMI) rejeitou comentários feitos nesta quarta-feira pelo ministro de Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, e negou que haja conversas com Atenas sobre uma nova estratégia de alívio para a dívida do país. "Existe uma estrutura já acordada para lidar com a dívida no atual programa" de resgate, disse o FMI em um comunicado. "Não têm havido discussões com autoridades sobre uma mudança nessa estrutura", acrescentou.

Mais cedo, Varoufakis disse que seu governo havia iniciado negociações com o FMI sobre um plano para ajudar o país a administrar melhor os pagamentos das dívidas. "Não vejo razão para o FMI não aceitar uma extensão como eles sempre fazem em casos como esse, pelo menos até o fim do ano", afirmou o ministro ao jornal italiano La Repubblica.

Segundo Varoufakis, o valor devido ao Banco Central Europeu (BCE) será pago inteiramente. No entanto, com relação ao dinheiro devido ao FMI e a países individuais, a Grécia vai propor emitir novos bônus às taxas de juros do mercado, com uma cláusula determinando que "o pagamento total vai começar a ser feito quando a Grécia tiver iniciado um crescimento econômico sólido".

Já o FMI continua trabalhando com o acordo de 2012, fechado entre a Europa e o antigo governo grego, pelo qual seria fornecido alívio para a dívida se o país cumprisse as promessas de cortar gastos e reformar a economia. O novo governo, liderado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras, rejeita esse acordo e está em busca de um novo, menos oneroso economicamente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda