Economia

BC da Grécia quer revisão rápida de pacote de ajuda ao país

Redação Folha Vitória

Atenas - O presidente do Banco Central da Grécia, Yannis Stournaras, pediu nesta quarta-feira uma rápida conclusão na primeira revisão do pacote de ajuda ao país, ou isso pode colocar em risco a recuperação econômica projetada para o segundo semestre deste ano.

"A projeção por uma recuperação econômica no segundo semestre deste ano está sujeita a riscos no momento", afirmou o presidente do BC grego a parlamentares, durante reunião de um comitê do Legislativo. Segundo Stournaras, 2016 pode ser "o início de um novo padrão" para a economia do país. Mas, para isso ocorrer, é preciso concluir a revisão, que já está atrasada. Ele afirmou que, a cada vez em que se fracassa em concluir a revisão, o sentimento econômico piora.

O governo grego negocia com seus credores internacionais para concluir a primeira revisão do terceiro pacote de ajuda ao país, de até 86 bilhões de euros (US$ 93 bilhões). Atenas quer concluir rapidamente o assunto e começar a negociar com seus emprestadores um alívio na dívida.

Stournaras também disse que a crise de refugiados representa um risco para a economia grega. A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, disse que os gregos não estão registrando corretamente os imigrantes e refugiados e pode suspender o país da zona de livre circulação de Schengen. Segundo o ministro, caso essas restrições ao movimento de pessoas e produtos sejam impostas, isso pode gerar mais dificuldades. "Caso isso aconteça, haverá grandes impactos na economia do país", afirmou ele. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda