• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

BC do Japão deve voltar a relaxar política nos próximos meses, dizem analistas

Economia

BC do Japão deve voltar a relaxar política nos próximos meses, dizem analistas

São Paulo - O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) deverá relaxar sua política monetária ainda mais nos próximos meses, após a decisão de introduzir uma taxa negativa de juros, na reunião do fim de janeiro.

Para Takeshi Yamaguchi, economista sênior da Morgan Stanley MUFG Securities, o BC japonês deverá voltar a agir antes das eleições da câmara alta do Parlamento, previstas para julho.

O mais provável, diz Yamaguchi, é que o BoJ tome novas medidas na reunião de abril (27 e 28), mas há o "risco" de isso ocorrer antes, no encontro de março (14-15), dependendo dos "movimentos dos mercados".

Na opinião do economista-chefe do instituto de pesquisa Norinchukin, Takeshi Minami, o BoJ adotará novas ações se o dólar recuar abaixo de 110 ienes. Na madrugada de hoje, o dólar chegou a ser cotado a 114,20 ienes, seu menor valor desde 10 de novembro de 2014.

Tanto Yamaguchi quanto Minami acreditam que o BoJ poderá cortar ainda mais sua taxa de depósitos para reservas excedentes, que no mês passado foi reduzida de 0,1% para -0,1%.

Yamaguchi, porém, não descarta um modesto aumento no programa de compras de ativos do BoJ, cujo volume anual é atualmente de 80 trilhões de ienes (US$ 695 bilhões). Com informações da Dow Jones Newswires.