Economia

BC nomeia comissões de inquérito para corretoras em liquidação extrajudicial

O BC havia determinado a liquidação extrajudicial da TOV Corretora de Câmbio no dia 7 de janeiro, após a consideração de "graves violações às normas legais" efetuadas pela empresa

Redação Folha Vitória
BC nomeia comissões de inquérito para corretoras em liquidação extrajudicial Foto: Divulgação

Brasília - O Banco Central nomeou nesta terça-feira, 16, a comissão para proceder o inquérito na TOV Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários Ltda., em liquidação extrajudicial. A comissão será composta por Marcelo Hiramatsu Azevedo, na função de presidente, e Abel Carlos Rodrigues, na função de relator, ambos servidores do BC. A decisão consta de ato da diretoria, publicado no BC Correio - sistema de troca de informações entre o BC e o mercado financeiro.

O BC havia determinado a liquidação extrajudicial da TOV Corretora de Câmbio no dia 7 de janeiro, após a consideração de "graves violações às normas legais" efetuadas pela empresa. A corretora já foi citada em inquérito da Lava Jato, mas, segundo o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, apurou à época da liquidação, o BC já vinha observando operações suspeitas praticadas não apenas pela TOV como em outras empresas também citadas na operação, mesmo antes de ter o nome incluído no processo.

Em outro ato de diretoria, também publicado hoje no BC Correio, o BC nomeia comissão para proceder o inquérito na Moeda Sociedade Corretora de Câmbio Ltda, também em liquidação extrajudicial desde o dia 18 de dezembro de 2015. A comissão será composta por Alcides Domingues Leite Júnior, na função de presidente, e Leonardo Ranieri, como relator, todos servidores do BC.

No caso da Moeda Sociedade Corretora de Câmbio, a motivação do BC para a liquidação extrajudicial foram "violações às normas legais" efetuadas pela instituição.

As duas comissões terão o prazo de 120 dias para conclusão dos trabalhos.

Pontos moeda