• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Iene mais fraco melhora previsão de ganhos de companhias do Japão

Economia

Iene mais fraco melhora previsão de ganhos de companhias do Japão

Tóquio - A forte desvalorização recente do iene levou companhias exportadoras japonesas a elevar suas previsões de ganhos este ano, ainda que muitas estejam preocupadas com a perspectiva de políticas comerciais e comentários mais duros do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Mais de duas centenas de companhias listadas na bolsa de Tóquio, entre elas a montadora Toyota, elevaram sua previsão para lucros no ano fiscal até 31 de março, de acordo com dados compilados pela SMBC Nikko Securities. Apenas 76 empresas rebaixaram suas previsões.

"Companhias japonesas cujo ano fiscal encerra em 31 de março estão um tanto preocupadas com suas projeções de lucros. Mas estão revisando suas perspectivas para o ano mais cedo, o que sugere um impulso de curto prazo forte para os lucros", afirmou Masayuki Kubota, estrategista-chefe da Rakuten Securities.

O principal causador desse movimento é a alta do dólar, que tocou máxima em 10 meses ante o iene nas últimas semanas, na esteira de expectativas sobre os estímulos fiscais do novo presidente dos Estados Unidos.

Além do iene mais fraco, companhias também estão recebendo ventos positivos por causa do melhor momento da economia nos EUA, da recuperação dos preços das commodities e dos investimentos do setor privado, afirmou Kubota. Fonte: Dow Jones Newswires.