Economia

Comandada pelo setor de alimentos, indústria capixaba apresenta crescimento

De acordo com a Findes, em 2017 setor apresentou crescimento de 1,7%, comandado principalmente pela indústria alimentícia

Segundo a Findes, indústria capixaba voltou a crescer no ano passado

A indústria capixaba voltou a crescer em 2017. Foram menos de 1,8 mil demissões contra mais de 15 mil registrados em 2016. De acordo com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), no ano passado, o setor apresentou crescimento de 1,7%, comandado principalmente pela indústria alimentícia.

"A economia no Espírito Santo está melhorando antes do Brasil e o dobro. Então isso tem a ver com o ajuste de contas públicas, tem a ver com a pauta propositiva do setor produtivo... Acho que é um conjunto de fatores que têm feito esse número melhorar e ser melhor do que o Brasil", fala o primeiro vice-presidente da Findes, José Carlos Zanotelli.

A Findes também concluiu que o profissional que estuda mais se dá melhor na indústria capixaba. Um estudo da federação aponta que, no ano passado, os profissionais de nível médio completo a superior completo ganharam 3 mil vagas. Por outro lado, os de escolaridade mais baixa perderam 7,5 mil postos de trabalho.

A expectativa do vice-presidente da Findes é de que a indústria do Estado cresça ainda mais neste ano. José Carlos se baseia, inclusive, na possibilidade de retomada das atividades da mineradora Samarco.

"Os equipamentos lá de Ubu já estão praticamente aptos a funcionar. Soubemos agora, recentemente, que as cavas lá de Mariana também estão muito próxima de serem liberadas e a expectativa é que ainda esse ano opere. E com isso esperamos que, pelo menos 50% de capacidade, funcione esse ano", diz.

Pontos moeda