Economia

Espírito Santo é destaque nacional no Turismo e supera São Paulo no crescimento de atividades

O Índice de Atividades Turísticas aponta que o estado capixaba registrou aumento nas atividades turísticas e nos empregos do Setor

Foto: Yuri Barichivich

O Espírito Santo apresentou um crescimento de 7% em 2018, em relação ao ano de 2017, no Índice de Atividades Turísticas (IATUR). Com isso, o estado capixaba foi destaque nacional, ultrapassando, até mesmo, destinos consolidados como Ceará e São Paulo.

O índice também apresentou uma recuperação gradual dos empregos das atividades prestadoras de serviços turísticos. Nos últimos doze meses, o setor gerou, aproximadamente, mil postos de trabalhos formais no Espírito Santo.

Diferente do setor de serviços em geral, que apresentou uma redução no acumulado do ano, o Turismo conseguiu iniciar uma recuperação das perdas do passado e apresentou crescimento, fruto de um ambiente um pouco mais favorável, que beneficia os gastos com viagem.

Na avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), o ano de 2018 foi desafiador, mas os números positivos do mercado de trabalho encorajaram as pessoas a consumirem e, consequentemente, os empresários também se mostram mais otimistas para investir.

Os números positivos do Turismo confirmam sua característica de propulsor de desenvolvimento diante de um ano de incertezas. Para o próximo ano, no estado, a tendência é de crescimento, tendo em vista o cenário mais otimista. No entanto, algumas questões sobre infraestrutura, como a duplicação de estradas federais, a internacionalização do Aeroporto de Vitória e a promoção e a divulgação do Estado precisam ser discutidas e trabalhadas.

Índice de Atividades Turísticas

O índice das atividades turísticas fechou o ano de 2018 com um aumento de 7% no acumulado do ano, frente a 2017, sendo destaque nacional do crescimento do setor. Seguido por Ceará (6,6%), São Paulo (5,1%), e Pernambuco (4,4%). Já os estados do Paraná (-5,9%), Rio de Janeiro (-3,4%) e Bahia (-1,5%) acumularam índices decrescentes e tiveram as maiores perdas em 2018.

Empregos

O ano acumulou um saldo líquido positivo entre admisões e demissões de 709 postos de trabalho formais no setor. Ao final de 2018, um total de 58.538 pessoas estavam empregadas formalmente no turismo capixaba, com destaque para a alimentação foram do lar, com cerca de 30 mil postos de trabalho; seguido por transportes rodoviários, com aproximadamente 19 mim vagas formais.

Pontos moeda