Economia

BC da Rússia diz que questões econômicas são mais importante que a inflação

Redação Folha Vitória

Moscou - A presidente do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina, disse que a redução da inflação não deve ser perseguida a "qualquer custo" e que as questões econômicas são agora mais importantes, indicando uma mudança no foco do banco central.

O Banco da Rússia reduziu a taxa básica de juros nesta sexta-feira em um ponto porcentual, para 14% ao ano, e indicou que está pronto para realizar mais cortes para impedir a desaceleração do país, mesmo quando a inflação diminuir.

Elvira Nabiullina reconheceu que a situação econômica do país continua a piorar e que pode entrar em recessão no primeiro trimestre de 2016. Diante deste cenário, o banco central espera que a economia se recupere rapidamente apenas em 2017, com crescimento de, pelo menos, 6%.

A presidente disse que a taxa de câmbio do rublo está desvalorizada em 10% e que o Banco da Rússia espera que suas reservas internacionais caiam ainda mais, com redução de US$ 50 bilhões em 2015.

A expectativa da instituição monetária é de que a inflação comece a diminuir no segundo semestre de 2015. O banco também prevê que as importações devam cair 30% neste ano, dando suporte ao superávit em conta corrente e ajudando o país, que foi cortado do mercado de capital global devido às sanções dos países ocidentais, para quitar as dívidas com países estrangeiros. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda